O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) está liderando uma articulação junto ao governo federal e à bancada pernambucana para garantir recursos necessários à operação e à revitalização dos projetos irrigados da Codevasf no Sistema Itaparica, Sertão do Estado. O perímetro possui cerca de 10 mil hectares usados para a fruticultura irrigada nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Belém de São Francisco e Petrolândia.
A falta de previsão de verbas, inclusive para custear despesas com energia elétrica, vem gerando um clima de insegurança entre as famílias que produzem na região.
No começo da semana, o deputado se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e o engenheiro civil e ex-superintendente do Incra, Bruno Medrado, para discutir soluções. “A falta de recursos para os perímetros irrigados do Sistema Itaparica é uma questão urgente que precisa ser resolvida para que a produção não saia prejudicada. Estamos trabalhando esse tema junto à Bancada e levaremos o assunto também à ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)“, explicou o parlamentar.
O problema atinge os projetos Fulgêncio, Brígida, Manga de Baixo, Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras. Essas áreas produzem culturas como banana, manga, coco, uva e acerola, que são vendidas para todo o País.