Mais de 7 mil mulheres trabalhadoras rurais participarão neste domingo (25), da aula inaugural do Projeto Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada 2012, no Iate Clube de Petrolina, Sertão de Pernambuco, a partir das 15h. A Secretária da Mulher do Governo do Estado de Pernambuco (SecMulher), Cristina Buarque, fará abertura do projeto para mulheres dos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó, Petrolândia ePetrolina.
Nos primeiros meses do ano, período da entressafra para o cultivo da fruticultura na região do Vale de São Francisco, as mulheres deixam os postos de trabalho para se dedicar às salas de aula. Acompanhadas por educadoras e recreadoras, participam de cursos sobre cidadania e políticas públicas e profissionalizantes. A metodologia e os conteúdos são desenvolvidos pela Secretaria Estadual da Mulher em parceria com doze organizações não governamentais e entidades do Sistema S, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Antes de intercambiar ideias e conhecimentos em sala, cerca de 500 educadoras e recreadoras passaram por qualificação em oficinas de formação em gênero, raça, etnia e noções de empreendedorismo, durante o mês de março. Ao todo, serão formadas 114 turmas de cursos profissionalizantes, como informática, mecânica de motos, pedreira, eletricista, frentista, artesanato, culinária. O Projeto também dá assistência às crianças. Enquanto as mulheres estudam, as recreadoras fazem atividades com 1.825 filhas e filhos das trabalhadoras rurais.
O Projeto Chapéu de Palha Mulher foi implementado pela primeira vez na região do Vale do São Francisco no ano de 2009. “Agora chega a sua quarta edição estruturando-se a partir das experiências vivenciadas em anos anteriores e associado às demandas e necessidades desse segmento de mulheres”, explica a Gerente de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero da SecMulher, Márcia Aguiar. Em 2011, o Projeto atendeu, na área da fruticultura irrigada, cerca de 8 mil mulheres nos cursos de cidadania e políticas públicas. Desse total, 2.200 realizaram cursos profissionalizantes em diferentes áreas.
O Projeto Chapéu de Palha Mulher foi criado com o objetivo de interiorizar as ações de gênero em Pernambuco. A proposta surgiu a partir da demanda de mulheres do movimento social do campo. As ações são desenvolvidas na perspectiva de corrigir desvantagens históricas e permitir o acesso a políticas públicas e a novas oportunidades de trabalho e renda.
Neste sábado (24), a Secretária Cristina Buarque receberá o título de Cidadã Petrolinense, por iniciativa da presidenta da Câmara Municipal dos Vereadores de Petrolina, a vereadora Maria Elena Alencar. O evento ocorrerá no plenário da Câmara da Casa Plínio Amorim, a partir das 19h. Logo após haverá lançamento da publicação “Mulheres Construindo a Igualdade: Caderno Etnicorracial”, no Espaço Cultural da Câmara.
Gostaria de saber porque dizem que chapeu de palha é para complementar a renda familiar. e quem tem bolsa familia também, porque é discontado no pagamento do chapeu de palha o bolsa familia, se ambos são para completar a renda quando está na entresafra.