Aumenta número de pacientes de Juazeiro que precisam de tratamento em Salvador e casa do TFD não comporta demanda, diz prefeitura

por Carlos Britto // 09 de abril de 2019 às 07:30

Casa do TFD de Juazeiro em Salvador-BA. (Foto: Arquivo Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) recebeu ontem (8) da Central Vida os agendamentos dos pacientes que precisam de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Pela primeira vez, o número de agendamentos para o mesmo dia mais que triplicou e 92 pacientes estão marcados para viagem na noite desta terça-feira (9). No domingo (7) já viajaram 57 pacientes e nesta segunda-feira mais 57 foram a Salvador. Com isso, o número já ultrapassa a capacidade máxima da casa, que é de 120 pessoas.

A casa do TFD não poderá atender às demandas de todos os pacientes com viagem marcada para terça-feira. O acúmulo de pacientes para viagem no mesmo dia ocorreu depois que o Hospital São Rafael e o Centro de Oncologia Irmã Ludovica foram privatizados. Os pacientes precisaram de encaminhamentos para outras unidades que já tinham o número de pacientes fechados para atendimentos nos hospitais. As viagens acontecem de domingo a quinta-feira e cada uma deve levar cerca de 30 pacientes, mas isso não vem acontecendo e acaba comprometendo a assistência prestada na casa do TFD em Salvador“, diz a Sesau.

A secretária Fabíola Ribeiro informou que o município vem trabalhando para assistir às necessidades dos pacientes. “Estive recentemente em Salvador junto à equipe técnica e visitamos alguns imóveis maiores que comportem um número maior de pacientes e fiquem próximos aos hospitais. Esperamos ansiosos pela abertura do Centro de Oncologia de Juazeiro, para que possamos ofertar mais comodidade aos pacientes. Hoje, mais de 60% dos nossos pacientes que vão pelo TFD são de oncologia”, pontua a pasta.

A Secretaria de Saúde informou ainda que não irá cancelar a viagem, mas destacou que dos 92 agendamentos, somente 40 pacientes de oncologia irão viajar -e sem acompanhante.

Aumenta número de pacientes de Juazeiro que precisam de tratamento em Salvador e casa do TFD não comporta demanda, diz prefeitura

  1. Maria disse:

    Além do Centro Oncológico a Prefeitura poderia firmar parceria com o Hospital Dom Tomás. Talvez saia mais barato do que essas viagens TFD.
    Isso serve também para Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários