A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, finalmente determinou o funcionamento, em regime de plantão 24 horas, das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher localizadas no Recife, em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes (na Região Metropolitana); Petrolina (no Sertão); e Caruaru (no Agreste). Raquel havia assumido esse compromisso desde o início do governo.
Seis delegacias da Mulher passam a atender de forma ininterrupta a partir de março. O decreto, publicado no Diário Oficial deste sábado (3), já começa a valer e faz parte das ações que o Governo de Pernambuco tem preparado em alusão ao mês da Mulher.
“Finalizamos a semana com uma boa notícia no início de março, o mês da mulher. Várias delegacias do nosso Estado, delegacias de combate à violência contra a mulher, funcionando 7 dias por semana, 24 horas por dia. É um compromisso nosso sendo entregue às mulheres de Pernambuco, garantindo a elas um Estado mais seguro para viver”, destacou Raquel Lyra.
Até então, apenas a unidade de Santo Amaro, no Recife, oferecia esse serviço. “As delegacias de Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru e Centro do Recife vão funcionar de forma ininterrupta para garantir maior segurança para as nossas mulheres. A ampliação no funcionamento é um reforço na segurança da mulher, já que o período da noite e nos fins de semana são os momentos em que mais ocorrem os casos de violência”, afirmou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha. Essas mesmas delegacias já haviam funcionado neste regime de 24h durante o período de Carnaval e receberam um retorno positivo da população.
Elogios
A vereadora Maria Elena (UB), uma das que mais lutaram em Petrolina por essa conquista para as mulheres, já havia antecipado a informação no último dia do Carnaval deste ano. Ela comemorou a iniciativa juntamente com o prefeito Simão Durando (UB) e o deputado estadual Antonio Coelho (UB), os quais também elogiaram a governadora pela medida.
No link disponibilizado pelo Blog estão os endereços de cada delegacia da Mulher que passará a funcionar nesse novo formato.