Lideranças políticas e autoridades da região lamentaram profundamente a morte do escritor Ariano Suassuna, ontem (23), vítima de complicações provocadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Confiram:
“A obra e os ensinamentos deixados pelo escritor nos auxiliam, neste momento, a superar a dor pela sua perda. Ariano foi um ícone da literatura nordestina e brasileira. É com muita tristeza que nos despedimos desse grande mestre” (Rinaldo Remígio/diretor-presidente da Facape).
“Ariano Suassuna não era só um artista nacional, era um orgulho para todo Nordestino. Tive a felicidade de conviver um pouco com ele e sua presença sempre foi um sol de alegria em qualquer ambiente. Desaparece o homem, mas sua obra imortal viverá para sempre. Como ele mesmo disse: O homem nasceu para a eternidade, a morte foi um acidente de percurso. Ariano vive, para sempre!” (Fernando Filho/Deputado Federal-PSB)
“Acabei de receber a triste notícia de que o nosso mestre Ariano Suassuna nos deixou. O Nordeste e o Brasil estão de luto. A literatura brasileira também. Obrigado mestre pelo grande legado que você nos deixou. A família, aos amigos, aos milhões de fãs, minha solidariedade nessa hora de dor. Ariano Suassuna permanecerá para sempre como uma das maiores referências da nossa cultura. Descanse em paz!” (Gonzaga Patriota/Deputado Federal-PSB)
“Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ariano Suassuna, um dos maiores expoentes da literatura mundial. Sertanejo, Ariano sempre foi um grande exemplo para todos nós, de luta, dedicação e fé. Trabalhamos juntos pela primeira vez no governo do saudoso Miguel Arraes e aprendi muito com ambos. Ariano era um homem engajado no campo da política e tantas vezes militamos juntos. Em 2006, quando poucos acreditavam na vitória da Frente Popular, era ele que nos animava, nos entusiasmava. Hoje perdemos um patrimônio cultural. Um amigo e alguém que, mesmo sendo erudito, conhecia como poucos a linguagem popular. Que Deus possa confortar os familiares e os milhares de admiradores que ele conquistou mundo afora“. (Fernando Bezerra Coelho/Candidato a senador-PSB/Frente Popular)
“O Auto da Compadecida, sua obra mais conhecida, foi traduzida para vários idiomas e adaptada para o cinema e a TV, levando o imaginário nordestino a públicos distantes. Com o Movimento Armorial, Suassuna buscou uma expressão erudita para as manifestações artísticas populares. Foi um pensador incansável e deixará muita saudade“. (Jaques Wagner/Governador da Bahia)
“No campo político, Ariano sempre esteve junto com as forças populares. Com Pelópidas Silveira, Miguel Arraes e Eduardo. Eu tive o privilégio de conviver mais intensamente com ele nos últimos anos e levo comigo muitas mensagens positivas, de bem, de uma pessoa que queria sempre ajudar ao próximo. É uma perda irreparável“. (Paulo Câmara/Candidato a Governador-PSB/Frente Popular)
“Pernambuco chora a perda de Ariano Suassuna: O grande, mestre das palavras e do sentimento mais profundo da alma nordestina. Com a sua partida fica o vazio intelectual, mas, sobretudo, o vazio humano, pela sua imensa capacidade de entender, traduzir e amar os pernambucanos, os nordestinos, os brasileiros. Hoje é um dia muito triste para mim“. (Armando Monteiro Neto/Candidato a Governador-PTB/Coligação Pernambuco Vai Mais Longe)