Avanço das baronesas no Rio São Francisco volta a ser motivo de preocupação de leitor

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2016 às 13:02

Motivo de várias postagens neste Blog, as baronesas que avançam cada vez mais no Rio São Francisco (do lado de Petrolina) voltaram a ser criticadas. A espécie funciona como um ‘filtro’ de impurezas no rio e sua presença mostra o grau de poluição do Velho Chico.

Preocupado com o aumento das plantas, o leitor Wilker Marinho cobra do poder público uma ação efetiva para resolver esse problema:

Sou morador da cidade de Petrolina e venho aqui usar este meio de comunicação para expressar minha indignação com o trato dos poderes públicos em relação ao Rio São Francisco. Hoje (ontem), no horário da tarde, fui a Juazeiro da Bahia e aproveitei para ir e voltar de barquinha. É lamentável a quantidade de baronesas (plantas aquáticas que se alimentam de dejetos de esgotos sem tratamento, jogados direto no rio).

A quantidade é tão grande que praticamente já tomou conta de toda margem do rio, no lado Petrolina, e está chegando à metade do rio (Ilha do Fogo). Onde estão os poderes públicos? existe realmente Promotoria de Meio Ambiente efetiva atuando na cidade, ou somente estatus? o que a prefeitura tem feito para limpeza e prevenir isso? a Compesa, que arrasta milhões de reais todo ano, somente da cidade de Petrolina, o que anda fazendo para mitigar esta atrocidade que estão fazendo com o rio? Qual cuidado está sendo feito para prevenir?

Wilker Marinho/Leitor

Avanço das baronesas no Rio São Francisco volta a ser motivo de preocupação de leitor

  1. Júlio césar disse:

    Isso é uma vergonha, deveria cuidar mais do meio ambiente, do RIO SÃO FRANCISCO.
    Se glorificam tanto, que petrolina é isso, petrolina é aquilo, e não fazem sua parte na preservação do nosso Rio.
    fica aqui meu repudio.

  2. Cristiano Rocha Moura disse:

    A baronesa ou aguapé (Eichhornia crassipes) é um poderoso despoluente natural. Ela absorve as substâncias tóxicas do esgoto. Nas suas raízes, a microbiota (bactérias nitrificantes) degrada compostos tóxicos(ex.:amônia) , que tornam-se alimento(ex.: nitrato) para a vegetação ribeirinha. A remoção das plantas AUMENTARÁ a poluição do rio e o assoreamento, já que estão removendo ATÉ AS PLANTAS TERRESTRES. Fiquei estupefato ao ver a destruição da vegetação pela prefeitura! Quanta ignorância! Como disse aquele francês: “Um povo tem o governo que merece”… Em plena era da internet, só se mantém ignorante quem quer. O problema é o esgoto sem tratamento, NÃO as baronesas, gente! Cristiano Rocha Moura (cirurgião-dentista; agrônomo; naturalista auto-didata)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários