O Avante, um dos 13 partidos que atingiram a cláusula de barreira, reuniu em São Paulo, no último final de semana, lideranças políticas de todo o país para participarem de um encontro de alinhamento de ideias e diretrizes. O presidente da legenda em Pernambuco, Sebastião Oliveira, que se fez presente ao encontro, destacou o crescimento do partido, que conquistou no Estado 4,51% dos votos para deputado federal e elegeu Waldemar Oliveira, o sexto colocado entre os 25 parlamentares pernambucanos eleitos. Atualmente ele ocupa a vice-liderança do Governo Lula na Câmara.
“Em maio de 2019, quando o nosso grupo político assumiu o comando do Avante, não contávamos com nenhum prefeito eleito pelo partido e havia apenas oito vereadores. No ano seguinte, elegemos dez prefeitos e 112 vereadores, sendo dois, de forma inédita, na capital”, destacou Sebastião Oliveira.
Sebá ressaltou ainda que uma das suas missões frente ao Avante-PE será eleger dois deputados federais, no mínimo, nas próximas eleições. Para isso, determinação e trabalho não faltarão. “Sabíamos que, depois de 2020, chegaríamos bem em 2022. E foi o que aconteceu. Eu sou inquieto e não medirei esforços para que 2026 seja melhor. O nosso time é competente e sabe trabalhar. Estou convicto de que trilhamos o caminho certo e vamos crescer mais ainda. A cada dia que passa, o Avante aumenta o seu protagonismo na política nacional”.
Já o deputado federal mineiro e presidente nacional do Avante, Luís Tibé, reforçou a relevância do Estado. “Sebastião, Waldemar e todo o nosso time têm realizado um excelente trabalho. Pernambuco foi fundamental para que o Avante atingisse a cláusula de barreira e merece atenção especial”, frisou.
Cidade Avante
Em 2020, a cidade de Quixaba, localizada no Sertão do Pajeú, atraiu a atenção da mídia por ter elegido o prefeito e 100% dos vereadores do munícipio (um total de 9) pelo Avante.
Para mim, nenhum Partido Político merece qualquer moção de aplausos, pois se tornaram simplesmente sugadores do dinheiro público, isto é, sugadores do dinheiro do POVO. Deveria existir no máximo 3(três) Partidos Políticos. E que a pessoa possa se candidatar independente de ser de qualquer Partido Político, de qualquer Organização Política que só sugam o dinheiro do Povo. Hoje no Brasil, só tem 27(vinte e sete) Deputados Federal que realmente tiveram a maioria dos votos, o restante foi eleito sem maioria dos votos, foram eleitos por legenda, não tiveram votos, isso tem que mudar, tem que ser eleito quem tem voto dado pelo povo e não esse arrumadinho que aí está. Poucos votam em candidatos de Partidos como PSOL,PCDB, e outros, mas devido a tal legenda, eles somam os votos e elegem uns poucos Deputados, só raça ruim. Esses partidos Políticos de hoje não tem nada de ideologia, só tem planos de PODER, só tem fome de PODER, estão fazendo da Política simplesmente meios de enriquecimento, e na maioria das vezes, enriquecimento ilícito. Fora com os Partidos Políticos, fora com Partidos que tem donos, sejam eles quais forem.