Aves em cativeiro na Compesa de Petrolina são resgatadas após fiscalização

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2022 às 17:45

Foto: Ascom PMP/AMMA divulgação

A Patrulha Ambiental, juntamente com o setor de fiscalização e projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina resgatou nesta sexta-feira (21) um total de 10 aves silvestres mantidas em cativeiro. Essa seria mais uma notícia, infelizmente, não muito rara de acontecer na região, não fosse por um detalhe: as aves estavam na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

De acordo com a AMMA, a empresa não tinha autorização para criar animais silvestres. A operação apreendeu pássaros das espécies Sabiá, Cardeal, Azulão, Caboclinho e Rolinha – todos mantidos de forma ilegal.

“Estávamos realizando uma operação para averiguar o lançamento de esgoto na orla, e ao entrar na Compesa, verificamos duas gaiolas com aves silvestres no estacionamento. Com isso, a Patrulha fez buscas no prédio e acabou encontrando nos depósitos mais aves, gaiolas e alçapão“, explicou o diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores.

Victor ressaltou ainda que, de imediato, o Ibama foi acionado e prontamente atendeu a ocorrência. “É triste ver aves silvestres nessa situação, presas em depósitos e banheiros em péssimas condições. É o retrato da falta de compromisso da empresa com o meio ambiente”, pontuou.

A Compesa foi multada no valor de R$ 5 mil. Após a apreensão, as espécies serão avaliadas. “Tudo indica que estas aves foram capturadas da natureza ou compradas de criadores ilegais. Agora, vamos avaliar as condições de cada uma e vamos soltá-las. Reforçamos o compromisso que a AMMA tem com o meio ambiente e vamos intensificar cada vez mais as fiscalizações para que essas práticas deixem de existir“, frisou o diretor-presidente, Geraldo Miranda.

Procurada pela reportagem, a Compesa informou – por meio da assessoria – que a gerência deverá se manifestar em breve sobre o assunto.

Foto: Ascom PMP/divulgação

Denúncia

A população que identificar algum tipo de crime ambiental pode realizar as denúncias de forma anônima através do telefone da AMMA: (87) 3866-2779.

Aves em cativeiro na Compesa de Petrolina são resgatadas após fiscalização

  1. Cidadão disse:

    Petrolina mais uma vez não perde á oportunidade de colocar na conta da Compesa, só um sem noção vai acreditar quê á Compesa cria animais silvestre em cativeiro, isso foi algum funcionário incompetente e á Compesa pode ter visto mas não tinha noção da bronca. Porquê á prefeitura não procurou de quem era???

  2. Ficaliza la disse:

    Na codevaf na univercidade

  3. Snoop disse:

    E o funcionário representa quem?

  4. Frederico Carlos Hupsel de Aguiar disse:

    O gestor deveria ser preso em flagrante delito.

  5. Rafael disse:

    se fosse a compesa ou nao, ela compactuou com o crime.

  6. Fulano disse:

    Eu tenho uma denuncia, o esgoto que caí diretamente no rio na orla 2 de Petrolina.

  7. Cidadão disse:

    Bem não sou contra quem cria Avis silvestres sei que ruim tá preso mais se realmente gostam de passaro cuidem delis eu criei 6 mais todos eram bem cuidados eu garanto a maioria delis eram tão mansos que eu soltava e elis voltavam tem muito tempo isso e eu pretendo cria outro só dessa vez registrado

  8. Nesio disse:

    Engraçado que nas feiras e só oq se ver pássaros em gaiolas ,e ninguém faz nada

  9. Adelmo Souza disse:

    E os esgotos que são jogados no rio será que foi multado também ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários