Um Embraer ERJ 190, de fabricação brasileira, que saia de Baku, capital do Azerbaijão, em direção a Grózni, na Rússia, caiu após tentativa de pouso de emergência nessa quarta-feira (25), resultando em 38 mortes e 29 sobreviventes internados. Especialistas apontam marcas na fuselagem que sugerem impacto de um míssil do sistema de defesa russo.
Uma fonte do governo dos Estados Unidos, que falou sob a condição de anonimato, afirmou na quinta-feira (26) que há indícios de que um sistema russo de defesa antiaérea atingiu o avião, acrescentando ainda que, se os indícios forem confirmados, ficaria evidente o que os Estados Unidos classificam como uma “temeridade” da Rússia na ofensiva na Ucrânia.
Parte da imprensa local, que cita fontes do governo do Azerbaijão, relatou a hipótese de uma derrubada. Nenhum dos países envolvidos se pronunciou publicamente sobre a hipótese de que o avião teria sido atingido quando se aproximava do aeroporto de destino, na Rússia, e que conseguiu se afastar e caiu no Cazaquistão. (Fonte: Carta Capital)