A ampliação dos serviços de registro de ocorrências de urgência e emergência, através do 190, 193 e 197, foi anunciada na tarde de terça-feira (26) pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), durante o 1º Simpósio Internacional de Comunicações Críticas, no Cimatec, em Salvador. Agora, o Estado passa à condição de ser o maior em número de antenas de estação rádio base instaladas no Brasil, que vão servir aos 18 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) em 404 cidades baianas.
“A Bahia está se destacando como Estado com maior rede de telecomunicações para a Segurança Pública do Brasil. Estamos falando de 18 centrais de comunicação e isso se reflete, por exemplo, nos 2.100 presos através de câmeras de reconhecimento facial. Estamos falando, também, de carros recuperados, tudo isso é investimento em tecnologia para que as pessoas tenham respostas mais rápidas e mais eficientes”, frisou o governador Jerônimo Rodrigues, sobre a atenção ao tema da segurança.
Executado pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), o Projeto Banda Estreita teve o investimento de R$ 240 milhões do governo baiano, com foco na melhoria da comunicação, aperfeiçoando o atendimento, despacho, videomonitoramento, monitoramento de recursos e relatórios estatísticos das forças de segurança, garantindo para a população baiana um tempo resposta mais rápido nas ocorrências. Com o aporte estadual, a Bahia contará com o total de 4.930 rádios em operação — 493 fixos, 1.699 móveis e 2.738 portáteis. Além de 546 antenas de estação rádio-base.
Na prática, o projeto preparou os municípios para promover uma comunicação policial e de bombeiro mais rápida, segura e digital, permitindo o acesso e a transmissão de dados fundamentais para gestão das ações e para a chegada dessas informações ao Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
Titular da SSP, Marcelo Werner enfatizou que, com o projeto, todos os 417 municípios da Bahia passam a ter uma comunicação 100% digital. “Consequentemente, a gente consegue, com o melhor atendimento, diminuir os índices criminais, comunicando e direcionando o nosso policiamento, através da rede de monitoramento e da comunicação rápida. A gente já vê resultados, com os índices criminais diminuindo. Está nisso o potencial de ter digital 100% do nosso Estado”, declarou Werner.
Municípios beneficiados
Atualmente, os Cicoms de Barreiras, Porto Seguro, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Feira de Santana, Itaberaba, Guanambi, Irecê, Vitória da Conquista, Itabuna, Santa Maria da Vitória, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Teixeira de Freitas, Serrinha e Juazeiro já operam com a nova plataforma integradora.