A Bahia é destaque na Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco 2010), que acontece até este sábado (13) em São Paulo, no Centro de Exposições Emigrantes. O estande de 96 metros quadrados montado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Acooba, entidade representativa dos criadores de caprinos e ovinos da Bahia, é um dos mais visitados.
Dos 2.500 animais expostos na Feinco, 251 são da Bahia, estado com maior participação no evento, depois de São Paulo. Acompanhado do chefe de gabinete, Eduardo Salles, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, visita a feira na tarde de ontem (12).
A genética desenvolvida no estado, bem como a segurança proporcionada pela defesa sanitária realizada pela Seagri – através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) – e a assistência técnica oferecida aos criadores, especialmente aos agricultores familiares, via Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), tem atraído criadores e delegações de outros países interessados em importar animais baianos.
Exemplo disso é a intenção da Venezuela de importar inicialmente 650 animais das raças anglonubiana e dorber. Representantes do país mantiveram contatos com técnicos baianos e agendaram conversações pós-evento. A delegação baiana é a única que tem animais da raça morada nova, desenvolvida no Ceará e na Bahia.
A feira conta com mais de 100 eventos paralelos, julgamento de animais, palestras e workshops sobre o setor.
Caro Carlos Brito,
A genética no estado da Bahia realmente vem crescendo muito, porém há um pequeno furo na sua materia, vejamos: a EBDA não presta asistência técnica aos produtores a muito tempo(faz de conta) , e os animais que atraem delegações ou compradores de outros estados e países não são da agricultura familiar.
grato pela oportunidade de participar.