A Bahia ficou em quarto lugar no ranking de suicídios entre policiais militares no Brasil, com 21 casos registrados entre 2018 e 2022, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES Brasil). O levantamento, realizado com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), apontou que São Paulo lidera com 78 ocorrências, seguido por Minas Gerais (28) e Rio Grande do Sul (25).
Além disso, a Bahia registrou a segunda maior taxa de suicídios entre policiais penais em 2022, com 7,8%, ficando atrás do Amapá. No que diz respeito aos policiais civis, o Estado aparece com 1,8% de casos, atrás de estados como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Ceará.
O estudo também destacou o baixo número de profissionais de saúde mental nas corporações baianas. Na Polícia Militar, havia apenas 4 psiquiatras e 6 psicólogos atuando no período analisado. Na Polícia Civil, foram registrados 6 psicólogos e 7 assistentes sociais. (Fonte: Bahia Notícias)
Uma das Polícias Militares mais opressoras contra seus subordinados! Os Oficiais, que são os que ostentam as estrelas, de 2º Tenente a Coronel, se acham “DONOS” da Corporação e pensam que seus subordinados são seus “ESCRAVOS”! Esquecem que todos, Praças e oficiais, são na verdade, SERVIDORES PÚBLICOS que, mesmo que não queiram, são obrigados a obedecerem o LIMPE da Administração Pública, pois são servidores pagos pelo público, para servirem ao povo, e não às suas vaidades pessoais ou narcisismo individual!
Certa feita, quando ainda Sargento da PMBA, em Salvador, no carnaval, nós Praças, éramos obrigados a sair do serviço no Pátio da Folia e pegar ônibus coletivo, arriscando a vida no meio de foliões e vagabundos embriagados e drogados. Pois, o ÔNIBUS DA PMBA ao invés de estar a serviço da Corporação para levar para casa seus policiais em segurança, estava, imoral e ilegalmente, TRANSPORTANDO OS MEMBROS DA BANDA OLODUM PARA O CARNAVAL. Achei isso um absurdo! A quem as Polícias Militares e Polícias em geral, como PC, PRF e PF estão servindo? Polícia, para quê polícia? Senão, para manter as massas pagadoras de impostos sob controle estatal com os rigores das leis, e manter no Poder políticos Ladrões, que esses policiais são obrigados a prestarem continência e obedecerem cegamente a ORDENS MANIFESTAMENTE ILEGAIS!
Enquanto jovem, tinha a maior admiração pelos militares. Mas depois que fazemos parte das Corporações, começamos a enxergar toda podridão que rege esses Mecanismos da Corrupção. Existem bons policiais, que como eu, nunca aceitei propina alguma. Mas os altos escalões, a maioria é para servir aos políticos corruptos!