A Bahia é o último estado do Nordeste no ranking da arrecadação do ICMS. Nacionalmente, o estado ocupa a penúltima posição no ranking.
Os números foram divulgados pelo deputado estadual Carlos Gaban (DEM), que obteve as informações junto à Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Entre os estados do Nordeste, a Bahia é o único cuja variação do ICMS entre 2008 e 2009 foi entre janeiro e abril (menos 7,2%), conforme revela a tabela da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
Mesmo com a crise, Piauí teve uma variação positiva de 11,46% e Sergipe de 10,36%. Os dois estados foram os que apresentaram resultados mais positivos. Logo depois aparecem Maranhão (7,88%), Pernambuco (6,55%), Alagoas (6,35%), Ceará (6%), Paraíba (5,46%) e Rio Grande do Norte (5,41%). “Isso serve para mostrar que, infelizmente, a Bahia nada fez de concreto para aumentar sua arrecadação”, frisou Gaban.
No bolo da arrecadação nacional, apenas Amazonas (menos 1,34%), Bahia (menos 7,12%) e Minas Gerais (menos 10,69) tiveram variação negativa entre janeiro e abril deste ano. “O fato é que o governo da Bahia não vem fazendo o dever de casa”, ressaltou o democrata”.
É simplismente inacreditável, uma vez que o comando politico da Bahia ficou muitos anos com os carlistas. Eles conseguem vencer e não sabem o que fazer. ACORDA JAQUES WAGNER, ACORDA PT………….
É simples. Queda de braços com os auditores fiscais que precisam de aumento e merecem aumento. Taí a resposta. Auditores fiscais insatisfeitos, queda de arrecadação. Respeitem a nossa classe e devolvemos em incremento de receita, é só isso. A guerra continua.