A Bahia é líder no ranking de casos de dengue registrados no Brasil nas dez primeiras semanas deste ano. O estado concentra 23.84% das notificações da doença no país, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (03) pelo Ministério da Saúde. Minas Gerais e Espírito Santo ocupam os segundo e terceiro lugares na lista, respectivamente.
De acordo com o balanço, foram notificados 114.355 casos da doença em todo país este ano contra 160.137 casos no mesmo período de 2008. Apesar de uma queda de 28,6% nos outros estados, a Bahia está entre as sete unidades da federação onde ocorreu aumento de notificações (Bahia, Acre, Roraima, Amapá, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul).
O município de Jequié (BA) está entre as cidades onde há alto índice de infestação do mosquito transmissor da doença acompanhado por Vila Velha, Serra, Nova Venécia e Vitória (ES); Belo Horizonte e Coronel Fabriciano (MG); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); e Macapá (AP).
Ainda segundo o boletim do Ministério, cinco estados concentram 72% dos casos do tipo hemorrágico da doença. A Bahia também é líder nesse tipo de notificação concentrando 30% dos casos, seguido por Espírito Santo (15,8%), Mato Grosso (11,5%), Roraima (9%) e Minas Gerais (6%).