Nesta segunda-feira (4), a cidade de Salvador (BA) ganhou o maior hospital Ortopédico do Brasil. A unidade médica é visto como uma resposta ao fato de que cerca de 60% dos leitos da Bahia são ocupados por vítimas de acidentes de moto, que resultam em traumas ortopédicos. A expectativa é de que a inauguração do hospital alivie as UTIs do Estado, permitindo um atendimento mais rápido e eficaz para todos os pacientes.
A unidade, que vai funcionar no bairro do Cabula, atenderá casos que envolvam traumas e ortopedia, a partir de hoje (5), e conta com 212 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), 13 salas cirúrgicas, ambulatório, serviço de diagnóstico e reabilitação.
O equipamento também abriga um centro de transplante de tecidos musculoesqueléticos para o Estado, que apoiará na realização de enxertos – fundamentais na restauração de áreas com ausência de osso, devido a tumores e traumas, ou na reconstrução de deformidades.
O Hospital Ortopédico do Estado vai realizar atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados – referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos. Isso significa que as pessoas não devem ir à unidade de saúde por livre demanda.
Uma noticia excepcional. Parabens ao Estado da Bahia.
Oxe! Tá doido? O nosso HU/Traumas é muito maior
HU é um hospital universitário.