O Território do Baixo Sul da Bahia conseguiu superar a Amazônia e produziu, só este ano, 2.800 toneladas de guaraná enquanto, região originária do guaraná, teve uma safra de 1.100 toneladas. O desempenho, que confirma a região como a maior produtora do fruto no mundo, é tema da reunião do Conselho de Administração da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), na 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até o próximo domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador.
Na Bahia, a cultura do guaraná é explorada basicamente pela agricultura familiar, sendo que o Território do Baixo Sul responde sozinho pela produção do fruto, com uma área de plantio de 7.600 hectares. O Baixo Sul exporta o produto em pó e em grãos para diversos países como Alemanha, Itália, França e Estados Unidos. O município de Taperoá, a 280 quilômetros da capital, é o destaque na produção com 1.700 hectares de áreas plantadas.
De acordo com o técnico da EBDA e responsável pela cadeia produtiva do guaraná na Fenagro, Gerval Teófilo, a cultura tem papel de destaque sócioeconômico na região. “A produção do guaraná é de vital importância na sustentação econômica no Território do Baixo Sul, haja vista o número significativo de famílias envolvidas no cultivo”, avalia. As informações são do governo do estado.
Será que alguém pode me passar o contato da Cooperativa de produtores de Guaraná, de Taperoá? Agradeço com antecipação!