Representantes do poder público e da sociedade civil do Território de Identidade Portal do Sertão da Bahia realizaram ontem (4) mais uma etapa em preparação para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª Cesan). Reunidos na Igreja Avivamento Bíblico do Senhor, no município de Feira de Santana, delegados, observadores e convidados fizeram uma reflexão sobre os avanços da segurança alimentar e nutricional e os principais desafios para a conquista efetiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Presente na mesa de abertura, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, salientou que a participação da sociedade civil no âmbito das conferências de segurança alimentar e nutricional contribuiu historicamente para a elaboração de programas sociais que ajudaram o Brasil a sair do mapa da fome, como o ‘Fome Zero’, ‘Água para Todos,’ Assistência Técnica Rural (entre outros).
Com o tema ‘Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar’, a conferência foi realizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), órgão vinculado à SJDHDS, por meio da mobilização da sociedade civil em 16 municípios do Portal do Sertão. A palestra magna ministrada pelo presidente do Consea, Naidson Batista, trouxe para o debate a necessidade da criação de mecanismos que proporcionem uma melhor distribuição dos produtos da agricultura familiar.
5ª Cesan
Os resultados das 19 conferências que já foram realizadas serão sintetizados e debatidos na conferência estadual, que acontecerá nos dias 26,27 e 28 de agosto no Hotel Fiesta, em Salvador. A 5ª Cesan tem como meta ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, o direito humano à alimentação adequada e saudável da população baiana, assegurando a participação social e a gestão intersetorial. As informações são da assessoria.