No estado da Bahia, desde outubro de 2015 até ontem (11), foram notificados 450 casos suspeitos de microcefalia. Os casos ocorreram em 83 municípios, sendo Salvador o que apresentou o maior número – com 263 casos (58%).
Segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), do total de casos notificados, 121 mães (26,9%) informaram ter tido a doença na gestação. Dessas, 68 informaram que a doença ocorreu no primeiro trimestre, 32 no segundo trimestre, nove no terceiro trimestre e 12 não lembravam ou não souberam precisar o trimestre. Durante a gestação, 207 (46%) não apresentaram a doença e 122 (27,1%) não souberam dizer.
Dentre os 450 casos, foram notificados dez óbitos nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1), Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Mais informações no site da Sesab.
É altamente recomendável que se evite a gravidez no momento. Infelizmente muitas mulheres carentes engravidam de forma indesejada por não terem acesso à informação e aos métodos anticoncepcionais.
Médicos recomendam que mulheres evitem gravidez
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, desaconselha as mulheres a engravidarem agora, mesmo aquelas que moram em regiões sem surtos de zika.
http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/medicos-recomendam-que-mulheres-evitem-gravidez/