O bairro Maringá será o próximo contemplado pelo mutirão de combate ao Aedes aegypti realizado pela Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). Cerca de 80 profissionais percorrerão os imóveis em busca de focos do mosquito, bem como orientando a população sobre como evitar a proliferação do mosquito causado da dengue, zika e chicungunya. O mutirão começa às 8h e o ponto de encontro da equipe será na Escola Municipal Joca de Souza Oliveira.
O Maringá é a sexta localidade a receber a ação. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Combate a Endemias, Núbia Almeida, após a força-tarefa já foi observada uma redução no número de notificações de casos suspeitos das doenças causadas pelo mosquito. “Já percebemos uma queda no número de notificações, principalmente dos locais por onde já estivemos com nossos mutirões. Isso significa que este trabalho está sendo efetivo”, destacou.
A comunidade apresentou médio risco no Índice de Infestação Predial, realizado de 17 de abril a 21 de maio. “Estamos agindo, com nossas equipes da rua e com trabalhos de fiscalização e educação de combate ao mosquito. Esperamos que a população faça sua parte. Neste sábado, receba nossas equipes e circule pela sua residência em busca de qualquer local que possa servir para proliferação do mosquito“, ressaltou Núbia.
Dengue Zap
A prefeitura disponibiliza um número de WhatsApp para receber informações sobre possíveis focos do Aedes. O contato do ‘Dengue Zap’ é (74) 9 8827-9832 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, recebendo apenas mensagens.