Baixa procura por recadastramento biométrico em Petrolina pode resultar em corte nos programas sociais e até em salários

por Carlos Britto // 15 de novembro de 2015 às 11:47

urna_eletronica_voto[1]A baixa procura em Petrolina pelo recadastramento biométrico tem feito a Justiça Eleitoral envidar todos os esforços possíveis para alertar os eleitorais de que o serviço é necessário. Tão necessário que pode culminar em sérios prejuízos, que vão desde em programas sociais e até nos salários.

O Blog decidiu trazer alguns questrionamentos para dirimir quaisquer dúvidas. Confiram:

1 – O que é Biometria?

Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

2 – Para que serve o recadastramento eleitoral biométrico?

O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral ou Posto de Atendimento criado para esta finalidade, para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores.

3 – Qual a vantagem desse novo sistema?

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

4 – Quem está obrigado a comparecer ao recadastramento?

Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

5 – O que acontece se eu não comparecer ao recadastramento?

O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico. O eleitor dos municípios onde está ocorrendo a Campanha da Biometria e que não recadastrar o título eleitoral, até o próximo dia 21 de março, terá o documento cancelado pela Justiça Eleitoral. Além da impossibilidade de exercer o direito ao voto, também sofrerá uma série de penalidades, como não receber o salário (no caso de servidor público), não tirar passaporte ou carteira de identidade, obter certos tipos de empréstimos ou participar de programas sociais do governo.

6 – Como eu faço para ser recadastrado?

Compareça ao(s) posto(s) de atendimento de seu município, no(s) endereço(s) e prazo divulgados,  munido de documento oficial de identidade que tenha sua foto e comprovante de residência atualizado.

7 – Importante: quais documentos preciso levar para ser recadastrado?

 – Documento oficial de identificação que contenha foto. Ex.: RG (Identidade), CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar (em original);

 – Comprovante de residência recente;

 – Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);

 – Se for o primeiro título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

 OBS.: – Se você tiver o Título Eleitoral anterior, leve-o (se o tiver perdido, não é necessário trazer boletim de ocorrência); A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, por não conter a filiação.

8 – Se eu não possuir documento oficial com foto, ficarei impedido de fazer o recadastramento biométrico ?

Deve-se dar preferência, sempre, à apresentação de documento oficial com foto. Contudo, caso o eleitor não possua tal documento, poderá apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento, em original.

9 – Quanto tempo vou levar para ser atendido?

 Após chegar ao guichê de atendimento, estima-se que em quinze minutos será finalizado o atendimento e o eleitor terá seu novo título eleitoral entregue em mãos (em regra, com o mesmo número de inscrição).


10 – Meu familiar (irmão/mãe/pai etc.) está doente ou é idoso, tem dificuldade de locomoção ou é pessoa com deficiência e não pode comparecer pessoalmente ao recadastramento. Posso fazer o recadastramento por ele(a)?

Não, pois a legislação não permite procuração para o atendimento eleitoral. Todos os eleitores devem comparecer pessoalmente. No caso de eleitor enfermo, ele pode aguardar o seu restabelecimento para regularizar a situação; para pessoas com necessidades especiais, a Justiça Eleitoral está buscando locais que atendam requisitos de acessibilidade. Para a coleta de dados biométricos, são necessários estrutura e equipamentos diferenciados, dificultando sua montagem em qualquer lugar. Verifique com o Cartório da sua Zona Eleitoral a solução possível para cada caso.

Baixa procura por recadastramento biométrico em Petrolina pode resultar em corte nos programas sociais e até em salários

  1. GUILHERME VITOR disse:

    E COM ISTO ESTAREMOS APTOS A DAR EMPREGO A UMA GANA DE BANDIDOS…VADIOS QUE BUSCAM NA POLITICA CRESCER E ENRIQUECER ETC E TAL.
    QUE SE SINTAM ACUSADOS AQUELES QUE SE ENCAIXAM NO QUE DISSE ACIMA.
    OS BONS POLÍTICOS…COMPROMETIDOS COM A CAUSA PÚBLICA ATRAVÉS DE MEDIDAS LEGAIS…NOSSAS OVAÇÕES!!
    EM TEMPO…NAO TENHO A VISÃO DE GENERALIZAR, CLARO!! TEMOS BONS POLÍTICOS COMPROMETIDOS COM SEUS IDEAIS…COMO TEM APROVEITADORES QUE QUEREM SE FARTAR COM COISAS QUE NAO LHES PERTENCEM

    TENHO DITO???

  2. Filósofo disse:

    O título será cancelado ou suspenso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários