Balanço do PAC destaca avanços das obras do Projeto São Francisco

por Carlos Britto // 09 de outubro de 2009 às 19:52

transposição obrasNo oitavo balanço do Programa de Aceleração Crescimento (PAC), apresentado na manhã da última quinta-feira (08), em Brasília, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, destacou o andamento das obras do Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional nos últimos dois anos.

O ritmo das obras acelerou nos dois canais: no Eixo Leste o avanço é de 16 %, e no Norte é de 13,5%.

A ministra destacou que mesmo com os impedimentos que a obra enfrentou, desde de fiscalização de órgãos de controle até negociações com as populações nas áreas por onde os canais passarão, os avanços são consideráveis.

O projeto emprega hoje diretamente cerca de 8 mil trabalhadores e este fato, segundo o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, está mudando a realidade sócio-econômica da região. “Até o final do ano o número de empregos só nas obras do Projeto será de 10 mil e com isso a economia local cresce”, destacou o Ministro.

O PAC garantiu cerca de R$ 5 bilhões para obras, estudos, projetos e demais ações do Projeto São Francisco, que engloba a construção de dois canais, os Eixos Norte e Leste. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

No Eixo Leste, que levará água aos Estados de Pernambuco e Paraíba, o Batalhão de Engenharia do Exército executou 34,5 % do canal de aproximação de 6 km e 77,7 % da Barragem de Areias, em Floresta (PE). No Eixo Norte, que atenderá os Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Exército já executou 40 % do canal de aproximação de 2,1 km e 35 % da Barragem de Tucutu, no município de Cabrobó (PE).

No Programa de Revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba, que abrange os Estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe, serão concluídas até o final deste mês as obras de recuperação ambiental em sete assentamentos e territórios rurais e de construção do Centro de Referência de Arapiraca, em Alagoas. A conclusão do Centro de Referência em Recuperação do Bioma Caatinga, em Juazeiro (BA), está prevista para dezembro deste ano.

Foto: A tarde

Balanço do PAC destaca avanços das obras do Projeto São Francisco

  1. Fabiano Silva disse:

    Quero ver se o ministério e as secretarias municipais e estaduais, vão fazer valer a legislação ambiental, e punir quem também esta matando o nosso rio, principalmente os grandes condomínios que jogam os seus dejetos e todos os tipos de lixo degradando assim o meio ambiente.

    Sem contar que não respeitam as leis como as áreas de APP, destinadas ao cutivo de mata nativa e ao balanço natural da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários