Balanço positivo reforça tranquilidade na 1ª noite do Carnaval de Juazeiro

por Carlos Britto // 04 de fevereiro de 2023 às 16:34

Foto: Pedro Ângelo/Ascom PMJ divulgação

Em reunião de avaliação realizada neste sábado (4), no Grande Hotel, o Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) apresentou o balanço da primeira noite do ‘Carnaval de Todos’, em Juazeiro. Após a abertura da folia na noite de ontem (3), os números positivos reforçam a tranquilidade do evento.

Com estimativa de 30 mil pessoas nas ruas, o primeiro dia foi encerrado sem a ocorrência de crimes graves contra a vida, sendo registradas ocorrências por furtos, posse de drogas, arma branca, um caso de desacato e um drone apreendido por não possuir documentação nem autorização para ser usado nesse tipo de evento. A principal ocorrência foi a de um homem que tentou agredir a esposa. Ele foi apresentado pela PM na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), que está montada no circuito e autuado em flagrante por lesão corporal.

Estavam presentes na reunião o comandante de policiamento da Região Norte,  Coronel Valter Araújo, que presidiu a reunião acompanhado do seu staff de oficiais, além da delegada regional da Polícia Civil (PC), Lígia Nunes; Major PM Raquel Reis, responsável pelo Centro de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas; Ramon Santos, supervisor da Companhia de Segurança de Trânsito e Transporte (CSTT), representando a prefeitura municipal; Operacionais que compõem a Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 46, Major PM Ednaldo, comandante da CIPE-Caatinga; Capitão A. Moura, comandante da 4ª Cia/BPRv; e Capitão Ruan, da SSP, responsável pelas câmeras de reconhecimento facial no circuito.

Foi um orgulho muito grande essa noite, nós observamos a postura da tropa, e o mais importante: a energia positiva de todos, a educação. A prefeita, sempre simpática, se colocou à disposição. Agradecer a Deus por essa noite, começamos o Carnaval com muita resiliência. Investimos e a coisa fluiu“, externou o Coronel Valter Araújo em seu pronunciamento.

Mais segurança

Em relação ao último carnaval, as patrulhas da PM tiveram um aumento de 30% do efetivo para 2023. Cerca de 2 mil policiais militares, sendo uma média de 500 por dia, estão realizando patrulhas com ações integradas para garantir o sucesso da operação, além do efetivo de outras instituições como Corpo de Bombeiros, PC e Guarda Civil Municipal (GCM), que está utilizando detectores de metais em pontos estratégicos da festa.

Uma super estrutura foi montada pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), com policiamento ostensivo para aumentar a sensação de segurança do cidadão e garantir a paz durante a festa. Dentro das inovações tecnológicas e operativas para a festa, estão o sistema de reconhecimento facial, câmeras inteligentes em tendas de abordagem, um caminhão de monitoramento (SSP/SGTO), aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) com sobrevoos durante o dia e à noite, e o retorno do policiamento montado, após algumas edições.

Outro ponto positivo no quesito segurança, é um espaço inédito – O Serviço Especializado de Respeito aos Grupos Vulneráveis e Atendimento às Vítimas de Intolerância e Racismo (SERVVIR), que tem o objetivo de acolher mulheres idosos, público LGBTQIA+, pessoas com deficiência, e violentados por intolerância racial, em um espaço reservado na Casa Da Mulher Rural, na praça da Catedral.

Para a delegada Lígia Nunes, em termos de segurança pública a primeira noite foi maravilhosa. “A gente viu muito policiamento, o Estado tem investido bastante aqui em Juazeiro. Todas as polícias muito bem aparelhadas com pessoal, a quantidade de policiais trabalhando. Quanto à Polícia Civil, temos dois postos, a Delegacia Especial diária, onde são recebidos os crimes comuns e a Deam. A gente criou um ambiente acolhedor para receber as vítimas lá. Tá sendo um carnaval diferenciado“, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários