A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) acusou, na sessão plenária da tarde desta segunda-feira (9), o governo do estado de bloquear o acesso da comitiva oposicionista ao Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na cidade de mesmo nome, na Mata Norte, a 72 Km do Recife, impedindo a visita de vistoria das obras paralisadas desde 2012. A bancada de oposição foi a Itaquitinga na manhã desta segunda.
Os oposicionistas acusaram, no plenário, o governador Paulo Câmara de cercear a tarefa constitucional da oposição de investigar o governo. “Independentemente de ser oposição ou governo, houve um desrespeito ao Poder Legislativo. Fomos barrados por um major em nome do governo. Ele disse que não podíamos entrar”, denunciou o líder da oposição, na tribuna, Sílvio Costa Filho. Deputados da oposição apartearam, em série, em protesto à medida do governo.
A comitiva foi barrada por um oficial da Polícia Militar, major Rosendo, que informou ter recebido a ordem de vetar o ingresso dos oposicionistas ao complexo penitenciário. Na noite de ontem, o governo enviou nota oficial explicando que o veto visou a garantir a segurança dos deputados, uma vez que está sendo feito o levantamento do estágio atual da obra, equipamentos e materiais alocados. “A permissão de acesso para quaisquer pessoas estranhas a essa atividade poderia colocar em risco a integridade física dos visitantes, como, ainda, comprometer o cumprimento das responsabilidades contratuais por parte do Poder Público”, justifica a nota.
A comitiva de cinco deputados queria conhecer o estágio em que se encontra o complexo penitenciário, que deveria ter sido entregue há três anos, e que se apresenta externamente em processo de deterioração, desde que a empresa responsável pela construção pediu falência e abandonou a obra. (fonte: JC Online/foto: Alepe/divulgação)
Se barraram a oposição é por que tem muita coisa errada nesta obra! Quem não deve não teme! Que espécie de governo é este que tenta calar a oposição?