O anúncio de troca na liderança da bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) marcou a reunião plenária dessa quarta (19). Após um ano e meio à frente do grupo, Dani Portela (PSOL) deixa o cargo, que será ocupado por Diogo Moraes (PSB).
Ela comunicou a saída da liderança para concorrer à Prefeitura do Recife pela Federação PSOL/Rede Sustentabilidade. De acordo com a parlamentar, no período de um ano e meio em que esteve à frente do bloco, ela trabalhou, junto aos outros membros, para a valorização profissional dos trabalhadores do Estado e o aperfeiçoamento das leis orçamentárias.
Dani citou a intervenção da oposição na tentativa de redução da alíquota do IPVA, de 2,4% para 2%. Também enalteceu o dinamismo da bancada nas discussões sobre o pacote de 33 projetos enviado pelo Executivo, que incluía, entre outras ações, a criação do Pernambuco Sem Fome, o Mães de Pernambuco e ajustes no organograma administrativo e lembrou que, em seu primeiro mês de exercício, foi contra o grande número de exonerações feitas pela governadora Raquel Lyra, intitulado como “exoneraço”.
A deputada agradeceu a oportunidade de ter assumido um cargo tão importante e de tanta responsabilidade e salientou sua saída da liderança, mas sua permanência como membro da bancada. “Eu me despeço da liderança da oposição deixando aqui o meu agradecimento aos membros, que têm feito uma atuação contundente, responsável e que tem tido uma voz muito salutar e importante, com o compromisso que nos elegeu como deputados e deputadas”, celebrou.
Expectativa
Líder da bancada do PSB na Alepe e presidente estadual da legenda, Sileno Guedes anunciou Diogo Moraes na liderança da oposição, com a saída de Dani Portela. “Tenho certeza de que seremos muito bem orientados pelo deputado, um homem de articulação e diálogo, que tem muita experiência parlamentar e já foi primeiro secretário desta Casa e presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)”, avaliou Sileno. O parlamentar também elogiou a atuação da deputada Dani Portela como líder da oposição nos últimos 18 meses.