A bancada feminina na Câmara de Vereadores de Petrolina tinha sido reforçada na atual legislatura com o ingresso de Lucinha Mota (PSDB), que se juntou às colegas de Legislativo, Maria Elena (UB) e Samara da Visão (PSD). Com a cassação de Lucinha, no entanto, apenas as outras duas continuam.
Esse número, aliás, há muito tempo é representativo da bancada de vereadoras na Casa Plínio Amorim. Desde a legislatura de 2008, quando seis mulheres se elegeram, a Câmara de Petrolina não tem uma bancada com tantas vereadoras.
É muito provável que, nas eleições deste ano, elas possam mais uma vez reforçar esse time. Além da própria Lucinha, que é candidata, tem também a ex-vereadora Cristina Costa (PT), que já teve um protagonismo destacado na Casa e corre trecho para retornar. Sem falar em outras várias candidatas que almejam assento. É aguardar o veredicto das urnas.
Sei duma coisa: essa câmara de vereadores tem que ser totalmente renovada, já basta de vereador com 2,3,4… mandatos, tem que dar chance a outros de mostrarem seus serviços, mandato não é emprego eterno.