O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. A expectativa é que a taxa caia de 11,25% para 10,75% ao ano.
Essa redução na taxa de juros pode trazer benefícios significativos para a população. Com juros mais baixos, o crédito se torna mais acessível, o que pode estimular o consumo e, consequentemente, a economia. Além disso, a redução da Selic pode contribuir para a criação de empregos e a expansão das vendas no varejo, na indústria automobilística e em serviços.
No entanto, o cenário para o futuro ainda é incerto. Nos últimos encontros, o Copom sinalizou novos cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. A questão é se esse indicativo será mantido. Essa é a principal preocupação da Fazenda neste momento: se esse indicativo de corte de juros permanecerá. Se não houver alteração, o BC sinaliza que deve, ao menos até junho, manter o ritmo de cortes adotado até agora.
A projeção para a inflação subiu de 3,77% para 3,79% em 2024 e de 3,41% para 3,52% em 2025. Para o PIB, a previsão de crescimento este ano subiu de 1,78% para 1,79%. (Fonte: Folha/PE)