A pouca água que está sendo liberada no Rio São Francisco – 600 metros cúbicos por segundo (m³/s) – já começou a modificar o trajeto das embarcações de que fazem a travessia Petrolina/Juazeiro. As dificuldades de navegação voltaram a provocar transtornos no início da tarde desta segunda-feira (3). Uma barquinha que faz a travessia entre as duas cidades ficou encalhada às margens do rio, na Orla de Petrolina, com cerca de 30 passageiros a bordo.
O fato aconteceu por volta das 12h30, e foi necessária a ajuda de outra embarcação para tentar desencalhá-la. A ação durou cerca de 25 minutos, e muitos passageiros ficaram assustados. O problema de hoje foi resolvido, mas pode voltar a acontecer, principalmente porque a cada dia que passa o rio tende a ficar ainda mais baixo, visto que a vazão do Lago de Sobradinho, norte da Bahia, continua reduzida e seu nível só diminui. Vale frisar que um fato semelhante já havia sido registrado pela reportagem deste Blog em agosto de 2015.
Queria ver fotos das ações de revitalização desse Rio , quem vem ocorrendo desde 2003 , gastando bilhões é o rio cada vez pior
Que vergonha!