Barragem construída há mais de 90 anos na zona rural de Petrolina será reativada

por Carlos Britto // 10 de outubro de 2012 às 07:40

Construída em 1919, segundo relatos de moradores de Terra Nova, interior de Petrolina, a barragem que atende a comunidade passará por uma ampla reforma. O serviço ficará a cargo da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf. Com um investimento de cerca de R$ 120 mil, o leito da barragem está sendo aprofundado, retirando o material assoreado ao longo dos anos. Além disso, será feita a correção de vazamentos que se instalaram nas paredes da barragem.

É o primeiro serviço de recuperação realizado no local em toda a sua história, segundo o presidente da associação dos moradores do local, Roberto Vieira da Silva. “Já foram feitos mutirões e obras emergenciais, mas nunca foi realizado um serviço assim, com uso de máquinas pesadas, recuperando o bojo e as paredes da barragem”, diz ele.

Os trabalhos de recuperação são necessários porque a barragem, após todo esse tempo, está seca devido à grande estiagem na qual atravessa o sertão pernambucano. Já não pode ser usada para tomar banho, pescar ou para matar a sede dos animais.

Com a reforma e a aproximação da estação chuvosa, Humberto Silva prevê um aumento da disponibilidade de água para os animais. Segundo ele, o aumento da capacidade da barragem deve ser capaz de sustentar os animais por toda a estação seca que se seguirá. Ele informa que em Terra Nova vivem mais de 80 famílias, cerca de 320 pessoas. Essa barragem é responsável por matar a sede da criação de animais de todas elas, e ainda de Tanque Velho, Curral Queimado e adjacências. São mais de mil pessoas no total. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)

Barragem construída há mais de 90 anos na zona rural de Petrolina será reativada

  1. Geziel Leite disse:

    É Terra Nova PE ? próximo a salgueiro?

  2. Abelardo Coelho disse:

    Mau caro Geziel Leite.
    Prezado, se não me falha a memória, acho que esta barragem fica em Terra Nova, zona rural de Petrolina.
    Nas próximidades da BR 407 no sentido Petrolina/Picos-PI. Realmente meu nobre amigo.
    Este é o momento exato de refazerem e recuperar todas elas, independente das mesmas estarem assoriadas ou não.
    Já que todas encontram secas e o momento é agora ou vão deixar cair as primeiras chuvas?
    Aí eu entro de sola, carrinho, com diz na gíria do futebol e dou a minha cacetada: Cadê as promessas das eleições?
    O momento de mostrar serviço é agora, pois mesmo com as previsões não tanto agradáveis para as próximas chuvas, sabendo que, para Deus nada é impossível….
    Caso contrário, vem outra estiagem e a população vai continuar sofrendo este castigo outra vez.
    Abraço.
    Abelardo Coelho.
    Recife-PE.

  3. roberto vieira da silva disse:

    caro blogueiro CARLOS BRITO, quero informar que o nome do entrevistado não é HUMBERTO VIEIRA DA SILVA, e sim, ROBERTO VIEIRA DA SILVA. Estou Presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Terra Nova, grato pela atenção.

  4. Geziel Leite disse:

    Obrigado pelo esclarecimento Abelardo Coelho,concordo com sua opinião, esse é o momento de começar as obras nas nossas barragens,pois muitas estão assoriadas e em estado de calamidade, apesar das previsões,sabemos que para Deus tudo é possível,nesse caso,quanto maior for o reservatório de água melhor.E também é a hora dos politicos cumprir o que prometeram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários