A comunitária Moara de Paula, que reside no Bairro Itaberaba em Juazeiro (BA), mostra toda sua indignação com um fato ocorrido na última sexta-feira (22), relacionado às chuvas na cidade. E ela não poupa as autoridades pelo cenário “de descaso”.
Confiram:
Venho por meio desse e-mail pedir ajuda. Na sexta à tarde vários moradores da Itaberaba tiveram as suas casas alagadas, inclusive a minha mãe e o meu avô. Há muitos dias a chuva “castigava”, mas o único estrago era nas ruas cheias de terra que virou lama. E na sexta, em meia hora a água já atingia mais de um metro de altura na casa, fazendo a minha família perder tudo.
O que poucos sabem é que isso aconteceu por conta de uma barragem totalmente sem estruturas que rompeu em uma fazenda, e por isso a água subiu depressa. O pior de tudo é que nenhuma autoridade se deu ao sacrifício e ao trabalho de aparecer lá, nem a Defesa Civil, que deveria ter dado apoio há muito tempo.
Enquanto vizinhos salvam vizinhos, a polícia, os bombeiros e as autoridades da cidade estão preocupados com o Carnaval e a turistada que chega. Mas centenas de juazeirenses estão desabrigados, sem nada, e sem poder até agora entrar na casa para calcular os verdadeiros estragos.
Começar do zero não é fácil, principalmente quando não se tem condições e muito menos atenção daqueles que foram eleitos para ficar à disposição de quem precisar. Para piorar a situação, a água se misturou aos canais, e minha mãe saiu de casa com os sapos pulando nas pernas dela e as cobras invadindo a casa. Isso é um absurdo. E mais absurdo ainda é esse fazendeiro que mantinha uma barragem em péssimas condições e fez várias e várias pessoas ficarem sem casa, e mesmo assim vai sair impune dessa situação.
Moara de Paula/Comunitária
Presenciei os fatos narrados por essa comunitária no sábado pela manhã ao passar próximo ao bairro Itaberaba. Lamentável a situação dos moradores, largados a própria sorte por uma administração irresponsável, que destinou sua atenção a realização de uma festa de carnaval enquanto a cidade sofre castigada pelas chuvas. Não havia um único veículo ou servidor público no bairro para dar apoio à comunidade.
Mas cada povo tem o governo que merece. Daqui a 5 meses o prefeito e seus asseclas vão para a comunidade com conversas bonitas e beijando criancinhas e o povo faz o seu sucessor. Tudo será esquecido brevemente.
Esta aí uma coisa que falou que é pura verdade, o povo se satisfaz por qualquer migalha dada por esses bando de político sem futuro