Em meio à formação dos grupos que vão disputar a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Mitonho Vargas (PT), um dos concorrentes ao cargo, causou surpresa. Depois que o presidente estadual do PT, Paulo Galdino, anunciou na terça-feira (18) a candidatura de Mitonho com o apoio do partido, 14 vereadores da base aliada do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) apresentaram uma proposta de Emenda 06/2014 à Lei orgânica do Município para alterar a data da eleição para a presidência da Câmara. Mas Mitonho decidiu não assinar a proposta, deixando dúvidas com relação à sua posição nas deliberações da base aliada orientada pelo prefeito.
A proposta de Emenda 06/2014 propõe alteração no Parágrafo 6º, do Artigo 27 da Lei Orgânica do Município, que determina que o período das eleições para a Mesa Diretora deverá se realizar na última sessão do segundo período legislativo. A alteração propõe que estas eleições se realizem “até o dia 22 de dezembro” do segundo período legislativo, adequando-a ao Regimento Interno.
A proposta foi encaminhada à Mesa Diretora e assinada pelos vereadores Anderson da Iluminação (PP), Damião Medrado (PSD), Pedro Alcântara Filho (PR), Fabinho (PSB), Dalmir Pedra (PP), Zó (PCdoB), Agnaldo Meira (PC do B), Tiano Felix (PT), Amilton Ferreira (DEM), Caffé do 8 (PROS), Anastácio (Solidariedade) e Alex Tanuri (PSDB), Sargento Bastos e Jean Gomes (PT).
Para aprovação de Emenda à Lei Orgânica do Município são necessários dois terços dos vereadores e votação em dois turnos, com interstício de 10 dias entre uma e outra votação. (foto/divulgação)