Cerca de 100 alunos do Colégio Municipal Custódio Sento Sé, localizado no município de Sento Sé, norte da Bahia, debateram, tiraram dúvidas e entenderam mais sobre o ciclo da violência contra a mulher, durante uma palestra promovida pelo Batalhão de Policiamento e Proteção a Mulher (BPPM) em conjunto com a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) de Juazeiro, ontem (13).
Ação educativa aconteceu durante a ‘Operação Shamar’, deflagrada em todo o país pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
Durante o encontro, que também faz parte do Projeto ‘Fala Sério’ do BPPM, os policiais explicaram para os jovens sobre os tipos de violência, a maneira como eles podem se tornar multiplicadores e de como identificar situações de agressões.
Uma das palestrantes, a tenente Tatiane Carvalho, comandante da ORMP de Juazeiro, reforçou os contatos para a realização das denúncias. “É fundamental que vocês ajudem através dos telefones 190, 180 e 181”, destacou.
Para a aluna Yasmin Sobral Ribeiro Campos, 15 anos, ações como essa reforçam a importância do diálogo. “Percebi que o papel da polícia é fundamental no trabalho preventivo”, falou.
A operação
A Shamar é responsável pela promoção de ações integradas visando a combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio. Durante a operação, equipes da Polícia Militar realizam visitas assistidas, dão suporte nos cumprimentos de ordens judiciais e promovem seminários de sensibilização.
A Polícia Civil (PC) tem o papel fundamental no cumprimento de mandados de prisão, expedição de medida protetiva de urgência, atendimento às vítimas e apuração das denúncias recebidas, além de palestras. Até o ‘Dia D’ da operação, nesta quinta-feira (14), outras ações das PM e PC serão realizadas em diversos municípios do Estado.