Uma beneficiário do Bolsa Família em Petrolina (que preferiu o anonimato) expôs ao Blog sua insatisfação e revolta em relação aos serviços e à falta de atendimento adequado ao cidadãos no Casa Bolsa.
Confiram seu desabafo:
Venho recorrer à audiência deste renomado blog para denunciar e relatar minha insatisfação e revolta enquanto cidadão de Petrolina, referente aos serviços e à falta de atendimento adequado ao cidadão na instituição Casa Bolsa.
Ressalto que só estou recorrendo aqui, pois é praticamente impossível relatar qualquer insatisfação por meio dos canais que são disponibilizados pela instituição e prefeitura. Já faz mais de 4 meses que minha esposa tenta realizar um simples agendamento para cadastro no Programa Bolsa Família e CadÚnico (Cadastro Único) e não consegue, pois a única forma do cidadão ter acesso a estes serviços é por meio de agendamento online, através da Agenda Social, o que por se só já é um absurdo, pois exclui e dificulta o acesso aos serviços aos cidadãos que não possuem conhecimento digital ou dispositivos para acesso ao site, outrora digamos que todos consigam de alguma forma acessar a agenda social.
Aí vem o maior problema e o motivo da minha revolta: o site jamais funcionou, são 4 meses tentando realizar o agendamento e simplesmente não conseguimos. Já tentamos em diversos horários, pois segundo os colaboradores desta instituição as vagas acabam rápido, e eles sugeriram tentar fazer assim que as vagas são disponibilizadas, que seria às 19 horas de todo sábado, porém sem sucesso também.
Eu simplesmente fico relutante em acreditar que a demanda seja tão alta assim. Temos instituições como SACs e INSS, onde as demandas são claramente muito maiores e, mesmo assim, a plataforma de agendamento e os serviços online funcionam perfeitamente.
Chamo a atenção da prefeitura e do excelentíssimo senhor prefeito para que tome um tempo e reveja a política de atendimento deste local, eu entendo que o agendamento se faz necessário , mas a ferramentas e meios disponibilizados para tal , devem ser eficientes para o atendimento do cidadão e não um empecilho, se não funciona deve ser corrigido e enquanto corrigem, o cidadão deve ter outros meios de ser atendido, pois isso fere o direito ao cidadão de acesso ao serviço público.
Nota de esclarecimento
Por meio de nota enviada pela assessoria, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) esclarece que desde o mês de junho deste ano, além do agendamento através do site da Agenda Social, os beneficiários do CadÚnico contam com os seguintes telefones: (87) 3983-6464, (87) 3983-6418, (87) 3983-6416. Segundo a pasta, esses contatos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
As marcações podem ser feitas para a Central do CadÚnico e para os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), exceto os de Rajada e Uruás, que atendem por demanda espontânea os moradores das suas áreas de abrangência.
Descaso total dessa prefeitura. Aposto que os servidores ficam ociosos no horário de expediente.
Faz quatro meses tbm q tento agendar pra minha irmã e não consegui, o site diz que não tem vaga. E os telefone citados , a gente liga e só dá ocupado . Minha tia teve que ir no CRAS da vila Eduardo pra conseguir uma vaga pra ela lá. Cada dia que passa os atendimentos em Petrolina fica pior, e eu não tô falando só do centro de atendimento do cadastro único não, é em tudo, principalmente nos postos de saúde.
Pois é meu bebê já tem cinco meses ele nasceu em fevereiro, e desde a minha gestação que minhas tentativas de agendar foram frustadas, agora estou aqui com medo de ser cortada, por falta de recadastrar, pq não consegui agendar, nem no CRAS do dom avelar,nem no casa bolsa, e um descaso total, sem falar na falta de respeito com que precisa e tem como renda se suma importância o benefício. Tbm estou indignada com descaso do atendimento que colocaram a disposição do povo.
Vdd é um único dia sábado às 19:00 para agendar vc entrar no site não consegue marcar para nenhum bairro e fora que no whatsapp a mesma coisa não tem vaga e direciona para a agenda social que é impossível marcar.
Fiquei foi 7 meses tentando,esse site é uma mentira, depois de meses de peleja por um milagre ,consegui pelo telefone, mais também é muito difícil conseguir , enfim é.uma incompetência, com descaso total.
Safadeza mesmo
Eu fui um que perdeu o benefício pôr não consegui o atendimento pô nenhum dos canais de atendimento e quando vai presencialmente é que a raiva alimenta as vezes não tem ninguém mais falso que só agendando pôr onde não sei