Dezenas de pessoas protestaram hoje (26) pela manhã em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (Sedest). O motivo da manifestação era a dificuldade do recadastramento no “Bolsa Família” do governo federal. Houve até princípio de tumulto, que foi contornado pelos próprios manifestantes.
De acordo com relatos, algumas pessoas tentavam há vários dias se cadastrarem no programa, tendo que vir de madrugada para a sede da Sedest, na Rua Valério Pereira, Centro da cidade, sem conseguir resolver o problema. Hoje, a informação de que não haveria distribuição de senhas revoltou os beneficiários que estavam na fila – inclusive mães com criança no colo.
Um comunicado na frente da secretaria informava um problema no sistema e a suspensão do atendimento ontem (25) e hoje (26). Mas a justificativa não agradou, pois muitas pessoas cadastradas moram em localidades da zona rural, distantes da cidade.
Outras reclamações relacionaram-se ao atendimento, tido por muitos como “desrespeitoso”. A presença da imprensa no local inibiu os funcionários, que diante da confusão crescente decidiram liberar as fichas, embora o atendimento só ocorra na próxima semana.