Os beneficiários do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada podem receber a primeira parcela da bolsa referente ao ano de 2021. São 6.143 trabalhadores rurais aptos a receber o benefício que pode chegar a até R$ 271,10. Ao todo serão quatro parcelas, depositadas sempre a partir do último dia útil dos meses referentes ao pagamento de março, abril, maio e junho.
O Governo de Pernambuco definiu, ainda em dezembro de 2020, através do Decreto nº 50.027, que o Chapéu de Palha funcionaria com um atendimento emergencial no ano de 2021 para os beneficiários da Fruticultura Irrigada. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) utilizou, então, o cadastro realizado em 2020 como base de dados para o cadastramento de 2021. Essa medida foi tomada para evitar aglomerações e riscos à saúde. Portanto, não houve cadastramento de forma presencial.
Os beneficiários do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada se concentram nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolina. Para esta primeira parcela, está previsto um investimento de R$ 1.381.871,80.
Cursos de capacitação
Neste ano os cursos de capacitação presenciais, que eram obrigatórios para que os trabalhadores recebessem o valor da bolsa, foram cancelados. A Seplag, no entanto, fez um trabalho cuidadoso de curadoria e oferece uma série de cursos gratuitos à distância, ministrados por instituições como Sebrae, Senai, Senar, Sesi, entre outras, para os beneficiários interessados e que tenham possibilidade de assistir aulas nessa modalidade. Os cursos estão disponíveis na seção do Chapéu de Palha no site da Seplag.