Biama do HDM volta a alertar para baixo estoque de leite materno

por Carlos Britto // 19 de maio de 2023 às 12:00

Foto: Ascom HDM/divulgação

No Dia Mundial da Doação de Leite Materno (19 de Maio), o Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina volta a fazer um alerta quanto ao baixo estoque do Banco de Leite (Biama) da unidade. Nesta sexta-feira (19), o Biama dispõe apenas de 6 litros.

A demanda da maternidade é de pelo menos 10 litros por semana. “Todas as mulheres que amamentam, não tem doenças infectocontagiosas, não fazem uso de medicação, podem se tornar doadoras para o banco de leite“, enfatiza a enfermeira gerente do Biama, Joice Fonseca.

O HDM é o único em todo o Vale do São Francisco com um banco de leite humano, que funciona há 28 anos na unidade. O leite materno doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru.

As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o Biama com o cartão de gestante, que funciona no HDM, das 7h às 18h. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite. Uma vez por semana é realizada a coleta do leite na casa das doadoras. A equipe do Biama recolhe o leite e deixa um novo kit para a próxima doação.

Data

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada à sensibilização da sociedade acerca da importância da doação. Os objetivos da celebração, realizada em todo o país, são estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento e da doação; e divulgar os bancos de leite humano nos Estados e municípios brasileiros. A primeira comemoração pelo Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.  A data comemorativa foi instituída em dezembro de 2015, com a Lei nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários