Blog denunciou primeiro e bagunça no concurso da PM ainda é mistério

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2009 às 08:54

Concurso2Mais de 24 horas depois do fim das primeiras provas do concurso da Polícia Militar, o maior realizado na história da segurança pública de Pernambuco, o governo do Estado não soube dimensionar, ontem, as tentativas de fraudes que resultaram na prisão de muitos candidatos e desgastaram a organização da seleção.

De manhã, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou apenas que a Polícia Civil está investigando o caso, mas ainda se encontra reunindo as informações para aprofundar a apuração.

O gerente-geral de articulação da SDS, Manoel Caetano Cysneiros, não soube sequer informar a quantidade de candidatos presos ou detidos flagrados tentando fraudar o concurso nas oito cidades onde a disputa foi realizada. A desculpa do Estado foi de que, como as prisões em flagrante e os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram executados em delegacias distintas, do Grande Recife e do Interior do Estado, seria necessário tempo para fechar os números.

“Mas estamos investigando. As pessoas flagradas cometendo irregularidades foram detidas e vão responder criminalmente pelo que cometeram. Acredito que amanhã (hoje) será possível chegar a um número”, afirmou Cysneiros.

A estimativa é que mais de 30 pessoas tenham sido flagradas tentando fraudar a prova. Números iniciais apontaram nove prisões e detenções em cidades do Grande Recife e outras 21 no interior. Os casos teriam acontecido em Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e em Serra Talhada e Petrolina, no Sertão. Em Serra Talhada, 17 pessoas teriam sido detidas. Em Petrolina, o estudante Amauri Amorim, 25 anos, foi pego com um celular e retirado do local do exame, mas conseguiu sair correndo do prédio com o caderno de prova.

A mesma dificuldade está sendo enfrentada pela comissão organizadora para identificar os candidatos eliminados. “Só teremos essas informações quando a leitura dos cartões de resposta terminar. Começamos o processo hoje (ontem), mas são mais de 100 mil cartões, o que leva tempo. Acredito que teremos essa informação na quarta ou quinta-feira”, explicou o coordenador da Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Iaupe), Gledeston Emerenciano.

Ontem, o Ministério Público (MPPE) informou que não vai se envolver no caso, já que não foi provocado e a polícia teria agido diante das irregularidades. Alguns candidatos, entretanto, garantiram que vão à Justiça. Professores do Núcleo de Concursos Especial (Nuce) identificaram erros e dubiedade em parte dos quesitos de português e direito. Os questionamentos estão no site www.nuceconcursos.com.br

Com informações do JC

Blog denunciou primeiro e bagunça no concurso da PM ainda é mistério

  1. LEANDRO disse:

    BOM DIA CARLOS BRITO, QUAL SERIA A REAL POSSIBILIDADE
    DESSE CONCURSO SER ANULADO JÁ QUE O MINISTERIO PUBLICO
    NAO VAI SE PRONUNCIAR SOBRE O CASO ?

  2. marta disse:

    sera que o governo não entende esse numero absurdo de prisões?
    que realmente teve fraude.
    Certo que eles prenderam muitos candidatos, mais sera que outros ficaram impunes?
    GOVERNO DO ESTADO, NÃO FAÇA ESSE VERGONHA PARA OS PERNAMBUCANOS QUE NÃO MERECEM TANTA DESMORALIZAÇÃO.

    ANULEM…

  3. CARO BRITTO AJUDE-NOS DE UMA FORÇA PARA NOS disse:

    Caro Amigo Carlos Britto todo dia estou vendo as noticias em seu blog e te peço encarecidamente Pernambuco e o Brasil não merece esse tipo de desorganização,se ja não bastase a prova do ENEM e tantas outras ja fraudadas sera que as autoridades competentes não vem que isso tantas prisões e tantas denuncias ouve fraude nesse concurso,quer dizer que um policial hoje em dia que ja entra assim por fraude o que sera ele dentro da corporação? TE peço caro CARLOS BRITTO voce como defensor das causas legais desse povo te peço que ajude-nos com isso pois quem fez isso não pode ficar impune e os que estudaram,ralarm tanto pagando cursinho,perdendo noit de sono ai vem uma pessoa que tem dinheiro paga e passa ,uma pessoa dessa dentro da corporação tão seria que é a PM é a mais facil de se corromper te peço a sua “AJUDA BRITTO” em nome de todos que se sentiram lesados com isso e ao “MP” que faça algo tambem e não fique de braços curzados deixando os impunes por isso mesmo e os que batalham lesados peço isso a voces .OBRIGADO PELA COMPREENSÃO DESDE JA AGRADEÇO.

  4. Ricardo disse:

    Carlos Brito pedimos encarecidamente à sua ajuda neste concurso.
    Eu também fui um dos candidatos, e fico muito bravo ao ver tanta gente que tem dinheiro chegar , comprar o gabarito e passar facilmente no concurso, isso é uma pura falta de respeito para com os candidatos que estudam, que pagam cursinhos e que passam noites de sono em claro como já foi dito acima.
    Esta matéria mostra os erros que houveram na prova de Direito, não só na de Direito mas também houve erros bárbaros na de português.
    Este concurso tem que realmente ser anulado, o diretor da banca afirma que não houve fraude, mas isso é somente as pessoas que foram pegas e as que não foram?

  5. Allan Sampaio disse:

    Fiz a prova no Prédio da ESURP que fica na Av. Rosa e Silva em Recife, não estava acontecendo a revista na entrada do prédio, só vieram passar detector de metais depois que a prova foi iniciada, por que em uma das salas do citado prédio alguém esqueceu de colocar o celular no modo silencioso, daí eles saíram revistando todas as salas, só na sala em que eu estava realizando provas, foram encontrados 3 celulares, os três candidatos foram desclassificados, mais quem garante que alguém não estava com celular, ou que estava havendo a fraude por clone? Nem estavam pedindo a documentação na entrada do prédio, somente na entrada da sala, eu acho isso um erro grave.

  6. Wendell Jackson disse:

    Pessoal eles proibiram que levassemos a prova, mais isto não foi para todos pois alguns sairam com a prova e alguns fiscais nem pediro a prova , eu estou com uma prova (legitima) do concurso, se alguem se interessar por ela para tentar anular o concurso é só me ligar 87 88188842

  7. graziela disse:

    meu deus que horror! não adianta nada nos matarmos de estudar para esses concursos. porque não dá mais para confiar em empresa alguma que realiza os concursos. fraude sempre existiu mas antes as coisas eram feita com muita cautela para que não se descubrisse mas agora não ! esta escancarado.
    foi muito desorganizado. fiz a prova na FFPP. la não tinha dector de celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários