Boa notícia: IPA perfura poço com vazão 23 vezes maior que a média, no Sertão de PE

por Carlos Britto // 14 de maio de 2012 às 09:05

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) encontrou, neste domingo (13), um poço com vazão de 24 mil litros de água por hora em São José do Egito. A média histórica de vazão na região do semi-árido é de mil litros por hora. A informação foi confirmada pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que seguiu para o município.

O poço está localizado no povoado de Baixa da Ovelha, perto da divisa entre São José do Egito e Tabira, e vai atender 1,2 mil famílias que vivem no distrito de Riacho do Meio. Atualmente, o lugar é abastecido por dez carros-pipa”.

Essa notícia está sendo bastante comemorada porque a previsão era de que São José do Egito entrasse em colapso ainda neste mês de maio, por isso tínhamos autorizado a perfuração de 15 poços no local. E a qualidade da água é excelente. Vamos propor ao governador a autorização para a implantação imediata de uma adutora em Riacho do Meio, que deve ficar pronta em 45 dias”, disse o secretário.

São José do Egito é um dos 70 municípios de Pernambuco com situação de emergência decretada e reconhecida pelo governo federal.

Boa notícia: IPA perfura poço com vazão 23 vezes maior que a média, no Sertão de PE

  1. Francisco Lucas disse:

    Prezados(as),

    Procuro entender porque o Sertão ainda sofre c/ a seca, diante de tanta tecnologia, não entendo porque os poços não são perfurados nesta região, não existe agua no lençol freático? A aguá é imprópia p/ consumo e agricultura? Por favor os especialistas de plantão se pronuciem…

    Grato!

    1. Dreda disse:

      Boa parte das vezes a água é imprópria para o consumo humano, devido ao alto teor de sal. Mesmo na irrigação, depois de um tempo pode salinizar o solo e inviabilizar a agricultura.

      1. robin wood disse:

        e não existe tecnologia para remoção do sal dreda? mais conhecida como desanilização , se no semi arido com lençol freatico e tudo passamos sede, imagine se fosse um deserto!

  2. Othon disse:

    Celestino,
    Merecidíssima homenagem!
    Minha infância na rua Dr Julio de Melo foi marcada dentre tantas coisas pela presença deste artista espetacular.
    Uma mente brilhante e ao mesmo tempo inquieta e rebelde, que traduzia nas espetaculares obras de arte todos os sonhos do sertanejo.
    Lembro-me principalmente da sua amizade com meu pai, do seu chamado italianamente inconfundível de “meu belo” e “minha bela” a todos os amigos e das diversas encomendas de obras que recebia não só do Brasil como do exterior e que proporcionavam a todos na rua presenciar seus momentos de criação!
    Que você esteja em paz e criando como nunca aí em cima!!!

  3. Cícero Vianna disse:

    Que ótima noticia, esperamos que todos seja assim, se não for que seja o bastante pra ajudar e mata a cede do sertanejo……..

  4. Ailton Negreiro disse:

    O Poder Público tem muitas alternativas para acabar com a sede do homem do campo, poços artesianos, instalados e equipados com dessalinizadores seria uma opção inteligente dos governantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários