Em Bodocó (PE), no Sertão do Araripe, a Câmara de Vereadores debateu, em sessão ordinária realizada na manhã de ontem (13), a produção do leite e seus derivados – a exemplo do queijo, uma das principais fontes de renda do município. Após alguns anos de seca, houve uma diminuição do rebanho e da produção. Esse, no entanto, não é o principal problema que afeta o segmento.
A reunião contou com a participação de Robson Saraiva, coordenador do Fórum da Bovinocultura Leiteira do Araripe e presidente da Associação dos Produtores de Leite do Programa ‘Balde Cheio’ de Bodocó. Segundo, ele o setor vem sendo prejudicado devido ao baixo preço do produto comercializado no município. “A ação de atravessadores na compra deixa os produtores de mãos atadas”, detalhou.
Diante das dificuldades enfrentadas o representante dos pediu apoio da Câmara Municipal. Ele também pretende buscar suporte junto a órgãos como Adagro, Fiepe, Sebrae, Governo de Pernambuco e prefeitura – além de sindicatos e associações – para adotar políticas de regularização, estabilidade de vendas e preços, e divulgação do potencial do queijo de Bodocó. Outra alternativa de incentivo seria a pasteurização e compra do leite e do queijo por parte da prefeitura para servir na merenda escolar, favorecendo assim ambas as partes.
“Nosso leite e nosso queijo precisam de estabelecer preços, pois toda feira os compradores e atravessadores estabelecem o valor do nosso produto. Temos que buscar parcerias e nos unir. Até os próprios moradores podem colaborar e comprar os produtos na feira do município, que custa bem mais barato do que comprar em outros comércios“, afirmou Robson.