Bolsonaro cria nova polêmica ao dizer que quer desobrigar uso de máscaras para quem estiver vacinado

por Carlos Britto // 11 de junho de 2021 às 08:01

Foto: Sergio Lima/Jc Imagem arquivo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (10) que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um “parecer” para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid-19 ou por quem já tiver contraído a doença. O ministro informou ter recebido do presidente o pedido de um estudo sobre as máscaras, mas especialistas ouvidos pelo G1 consideram a medida uma temeridade neste momento crítico da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Bolsonaro deu a declaração no Palácio do Planalto, ao discursar durante solenidade de lançamento de programas do Ministério do Turismo. O presidente usou máscara antes e depois do evento – ele só retirou a proteção para discursar.

Depois de participar do evento no Planalto, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo em uma rede social e voltou a falar no assunto. Durante a transmissão, disse que não impôs ‘nada’ ao ministro da Saúde, mas que pediu o estudo sobre as pessoas poderem transitar sem máscara.

Eu falei com o Queiroga agora. Não impus nada a ele. Se bem que também tenho que dar minhas piruadas aí, no bom sentido. ‘É possível a Saúde apresentar um estudo aí da desobrigatoriedade da máscara para quem já foi vacinado ou para quem já foi contaminado e curado, poxa?’. Ele falou: ‘É possível, é possível’. Vamos fazer isso. Vamos ficar reféns de máscara até quando? Está servindo para multar gente, pessoal. Está servindo para multar. Eu fui ameaçado agora de multa em São Paulo“, declarou.

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, 11,06% da população receberam a segunda dose de vacina até esta quarta-feira (9) — 24,48% receberam somente a primeira dose. No total, até esta quarta, o Brasil tinha quase 480 mil mortos por Covid, segundo o consórcio, e 17,1 milhões já tinham contraído a doença.

Em outras ocasiões, Bolsonaro já demonstrou não ter apreço pelas máscaras como forma de proteção contra a Covid.

Em fevereiro, ele usou uma enquete alemã distorcida para criticar o uso de máscaras. Em agosto do ano passado, contrariando a opinião da maioria dos cientistas e especialistas, ele disse a apoiadores que a eficácia de máscara é “quase nenhuma“. Um mês antes, havia vetado parte de uma lei que estabelecia o uso de máscaras em locais públicos — vetou a obrigação no comércio, em escolas, igrejas e templos. No discurso no Planalto, Bolsonaro também repetiu a pregação que costuma fazer contra o isolamento social. Disse que provoca depressão, fome, violência doméstica e elimina empregos.

Estudo

À noite, em vídeo gravado pela assessoria do Ministério da Saúde, o ministro Marcelo Queiroga disse ter recebido um pedido de Bolsonaro para fazer um estudo sobre as máscaras. “Recebi do presidente Bolsonaro hoje uma solicitação para fazer um estudo acerca do uso das máscaras”, afirmou Queiroga, que vem defendendo o uso da proteção. Ele reiterou essa afirmação em depoimento à CPI da Covid. (Fonte: G1)

Bolsonaro cria nova polêmica ao dizer que quer desobrigar uso de máscaras para quem estiver vacinado

  1. Crítico disse:

    Que ideia …….

  2. Marcos disse:

    Este animal precisa ser interditado, pior ainda quem o segue.
    Vergonha do meu País, governado por um ser deste, se é que podemos chamado isso de ser humano.

  3. Ysrebelde+temerário; disse:

    Só quero entender uma coisa: se a vacina é para proteger a pessoa de contrair o vírus, por que a obrigatoriedade de usar a máscara? então a vacina não protege ninguém? estamos tomando vacina para o que mesmo?! Só de opinião que máscara usa quem quer e preza por sua vida. A maioria da população é de adultos, presumivelmente responsáveis, sabe o que é melhor para si. Acho que esse é um tema que precisa ser discutido com as partes interessada, ou seja, com a população e não por ordem de políticos querendo ser autoridades em ciência.

    1. Defensor da liberdade disse:

      Putz, essa manja de imunidade de rebanho kkkkk

      Para ser eleitor de Bolsonaro é obrigatório ser burro também?

  4. Defensor da liberdade disse:

    Manda a mãe dele sair na rua sem máscara também, com 10% da população vacinada apenas.

    O que falta para a Câmara impedir este homem? Ah já sei, Lira o condenado por corrupção foi eleito com as bênçãos do Minto.

  5. Porquê Choras PT? disse:

    Chorem seus PT nojentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários