Na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do chamado Pacto Federativo, apresentada nesta terça-feira (5) ao Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, propõem a extinção de municípios brasileiros.
Pela proposta, municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados pelo município vizinho. Além disso, serão criadas restrições para criação de novas cidades.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 1.254 municípios com menos de 5.000 habitantes, o que equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros. (De Agência)
Certíssimo,este município só serve para sustenta político e suas famílias nos cargos e o povo que se fod…a,quero ver os que estavam doido para passar Izacolândia e Rajada a cidade,estou rindo atoa com estes aproveitadores.
Embora eu seja militante do princípio da autodeterminação dos povos, acho válida tal idéia, principalmente na atual situação de gigantismo do Estado em que vivemos.
Apóio a proposta do Presidente da república em relação aos municípios com menos de 5000 habitantes.
Chega de criar municípios para enriquecer aproveitadores, e virar cabide de empregos.
O Presd.Bolsonaro esta certissimo. Essa invensao ai foi pra saquear os cofres Publicos. Tem que acabar msm con tanta sacanagem com o dinheiro do povo…Tem cidade ai que perde pra um bairro de Petrolina. Afranio msm perde pra o Jose e Maria.
ESTÁ CERTO, CHEGA DE MAIS CABIDE POLÍTICO, DE MUNICÍPIO QUE SÓ GERA ÔNUS A NAÇÃO E SÓ SERVE PARA TER ELEIÇÃO ONDE SE DERRAMA RIOS DE DINHEIRO, ONDE O QUE SE GASTA EM UMA ELEIÇÃO DE PREFEITO É MAIOR QUE O S4 ANOS DE SALÁRIO, LOCAIS QUE VIVEM EXCLUSIVAMENTE DE SALÁRIOS DA PREFEITURA E DA APOSENTADORIA DE ALGUNS. TEM QUE SE TER CRITÉRIOS MAIS RÍGIDOS AO EMANCIPAR UM MUNICÍPIO.
Além das proposta apresentadas pelo Presidente Bolsonaro, que estão certíssimas, eu acrescentaria o fim de salários para Vereadores, aí eu gostaria de ver se qualquer dos Vereadores de hoje se candidatariam. Ser Vereador é uma coisa para pessoas Nobres, é ser representante do Município, é ser um representante do Povo e não simplesmente uma pessoa paga pelo Município para representar o Povo, pois aí passa a ser um simples mercenário, atrás de vantagens para o cumprimento do seu dever , é auxílio paletó, é telefone, é caro é isso mais aquilo. Vereador deve ser aqueles que são, sem dizerem ou se acharem que são, Arautos da Sociedade, pessoas Notáveis da Sociedade, pessoas prestimosas da Sociedade, inteligentes ou mesmo de conhecimentos notórios e não apenas o que normalmente vemos, quando prestam algum serviços, esse vem revestido com o Clientelismo, isso não serve a sociedade, não dignifica a sociedade, ou melhor, a destrói em gênero número e grau. Esse tipo de Vereador é um simples lambe botas do executivo, um lacaio.