A secretaria de Saúde de Cabrobó, no sertão do São Francisco, está contratando médicos para trabalhar na cidade. O município dispõe de vaga para médico na Estratégia Saúde da Família com salário bruto mensal de R$ 7 mil, mais plantão semanal regular e um plantão quinzenal extra no Hospital Municipal no valor bruto de 1.100,00 por plantão, possibilitando um salário mensal de aproximadamente 12.000 líquido.
Os médicos interessados devem enviar o Curriculum Vitae com foto para o e-mail saudecabrobo@hotmail.com ou telefonar para o Fone/fax: (87) 3875-1310. Para ser contratado é necessário ter inscrição regular no Conselho Regional de Medicina.
Com esse salário a prefeitura vai ter muita dificuldade em encontrar médicos para assumirem a tal vaga, visto ser um salário defasado para a quantidade de trabalho a qual o mesmo vai ser submetido. Se levarmos em conta os descontos, de 12000 reais esse salário fica em torno de 9000 líquidos quando se subtrai o imposto de renda e INSS. O PSF são 40 horas semanais na teoria, mais 1 plantão semanal (24h) e mais 2 plantões (48H) a cada 15 dias, ou seja , 40 +24 = 64h e a cada 15 dias , 40 + 24 + 48 =112 H, qual o médico que aguenta , sem falar nas péssimas condições de trabalho e na falta de infra-estrutura , onde pouco se pode fazer. Outra desvantagem, hoje em dia Petrolina e Juazeiro remuneram bem mais que essas cidades menores, onde você ainda tem qualidade de vida e pode se reciclar, não ficando desatualizado. Os plantões dessas cidades pequenas são geralmente de 24h, muito desgastantes , e geralmente só existe um médico no hospital para resolver tudo, ou seja, atender adultos e crianças, fazer partos, evoluir pacientes internos, em média , temos na média de 60 atendimentos num plantão desse, a maioria casos que deveriam ser resolvidos em postos de saúde, mas o povo insiste em procurar o hospital .Na minha opnião , essa cidades que estão com dificuldades de contratar médicos deveriam realizar concurso público, com salário digno e oferecer condições satisfatórias de trabalho, é o caso dos juízes e promotores, vejam a quantidade de inscritos nos concursos, não querem nem saber onde vão morar , mas uma coisa é certa , o salário é muito bom.
Este valor é inferior ao praticado em Juazeiro/Petrolina.
PSF por 7.000 bruto? Em juazeiro é 7.253 e em Petrolina é 8.000
Plantão de 24h por 1.100? Aqui se tira 1.400
Então a oferta de Cabrobó não é tão atrativa quanto parece.
Sem falar que lá é a capital do “polígono”.
E ainda tem que ver se a prefeitura “paga em dia”.
Mas tem suas vantagens… claro que em 24h em uma cidade pequena se trabalha metade ou um terço do que se trabalha aqui. Mesmo assim não sei não…
Mas sempre tem “um sapato velho para um pé cansado”.
aluilce@spfc.com.br
Plantão no Imip de Juazeiro 24h semanais = 5400 reais, se trabalhar 48h semanais já se tem 10800 reais, com os descontos , teremos em torno de 7500 a 8000 reais líquidos , é quase o valor que a prefeitura de Cabrobó oferece , sem falar que no Imip-Regional é carteira assinada , contrato regido pela CLT, com direito a décimo terceiro e férias, coisa que não existe em prefeituras, os prefeitos não querem pagar o que é de direito do trabalhador. No Imip há o incentivo para atualização profissional, nas prefeituras, não se libera nem para congressos. Na pró-matre o plantão de 12h é 700 reais, tá certo que se trabalha muito lá, mas pelo menos se tem estrutura e não há interferência política , nem bilhetinho de vereador. Com todas as vantagens oferecidas em Petrolina e Juazeiro, qual o médico que vai querer trabalhar nessas cidades sem estrutura alguma e com salários nada atraentes? O governo tem que oferecer incentivos para a interiorização da medicina, obrigar as prefeituras realizarem concurso público, com plano de cargos e carreira , como existe no judiciário e na receita federal. Tem juiz ganhando 20000 reais para trabalhar de 8h ás 13h , de segunda a sexta, assim como auditores que ganham um absurdo para trabalharem meio expediente . Não quero defender a minha classe, mas médico qualificado, com uma boa formação, deveria ter uma remuneração condizente com a sua responsabilidade e atuação, o médico do PSF precisa ter um salário atraente para se dedicar somente áquela população que ele é responsável, e a prefeitura deveria cobrar horários e produtividade, coisa que não se observa nos PSFs, onde os médicos na maioria chegam 9h e terminam o atendimento 11h.
Consulta particular , média = 100 reais
Consulta pelo SUS, clínico geral = 7 reais, especialista = 10 reais
Vcs estao reclamando do salario do medico, quanto ganha um enfermeiro num lugar desses. deve ser uma miseria