Em Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco, as ações desenvolvidas em prol das crianças renderam mais um reconhecimento. É que a cidade foi a primeira do Brasil e ter seu Plano Municipal Pela Primeira Infância aprovado e sancionado pelo prefeito Auricélio Torres.
O Plano (Lei 1.734/2013) rendeu à gestão um convite especial para participar do Fórum Nacional da Fundação Abrinq, que aconteceu nesta quinta-feira (6) em Lima, no Peru. O município foi representado no evento por uma das responsáveis pela elaboração do documento, Ana Cláudia Torres, que comemorou a conquista.
“Este trabalho significa o reconhecimento da criança como um ser do hoje, do presente e não o futuro. Isso agora é possível no nosso município com a aprovação da Lei sancionada pelo nosso prefeito. Tudo isso mostra ainda que Cabrobó esteve e está preocupada com a qualidade de vida dessas crianças, e com a efetivação do Plano Municipal pela Primeira Infância. Sinto-me realizada, até emocionada por ter feito parte deste processo. Todas as nossas crianças têm o direito a ter qualidade de vida, saúde, educação e proteção”, disse.
O Plano é utilizado como instrumento para garantir políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos de idade e estabelece ações a serem desenvolvidas, além de metas, atividades e indicadores de avaliação de resultado.