Os programas de atenção à saúde desenvolvidos em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, colocam mais uma vez o município como referência em saúde pública. Após ser considerado um dos melhores do estado na cobertura de Saúde da Família, alcançando um total de 98% de abrangência, Cabrobó obteve mais uma posição de destaque, agora em nível nacional.
O município está entre os dez selecionados para apresentar suas experiências exitosas no 2° seminário do Programa Academia da Saúde, que acontecerá de 04 a 06 de dezembro, em Brasília, pelo reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos com os idosos através de práticas artísticas e culturais, inclusão social, dentre outras ações voltadas ao bem estar físico e mental.
O projeto selecionado foi o de ‘Gestão participativa e intersetorialidade: Estratégia eficaz na promoção da saúde na 3º idade’, que retrata sobre as ações do programa Academia da Saúde desenvolvidas em Cabrobó. Entre todos os trabalhos enviados do Brasil, apenas dez foram selecionados para serem apresentados na forma de vivência.
A secretária municipal de Saúde, Joseane Rafaela, lembra a importância do convite para o município.“Esse reconhecimento é mais um dos frutos colhidos pela atual gestão e só foi possível por conta do comprometimento dos profissionais envolvidos, dentre eles o coordenador do programa Academia da Saúde e principalmente os profissionais que atuam na ponta, desenvolvendo essas ações de saúde, sem esquecer, é claro, da parceria com os profissionais de outras secretarias, em especial a de Desenvolvimento Social”, lembra.
Ví na TV alguns minutos atrás uma bonita publicidade da prefeitura de Petrolina sobre a Saúde, pelo que está sendo divulgado, Petrolina deveria ser selecionada também!