Produtores de orgânicos de Juazeiro (BA) e região passarão, a partir desta quarta-feira (7), por um cadastramento para se tornarem habilitados a comercializar suas mercadorias. O serviço, realizado em parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e a Certificadora ABC Orgânico, será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Adeap (Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro da cidade).
Após o cadastramento, os dados serão encaminhados à certificadora (responsável pelo monitoramento e auditoria dos produtores cadastrados). De acordo com o superintendente de agricultura da Agência, Jefferson Gonçalves, a certificação será participativa, na qual o produtor poderá agregar mais valor ao produto, com baixo custo – R$ 17,00 mensais.
“Essa certificação atuará em grupos de produtores, através do monitoramento mútuo para comprovar se os mesmos estão adequados, bem como através da avaliação da certificadora. Após esse processo e comprovando toda regularidade, a ABC emitirá o certificado atestando que os produtos estão aptos a serem comercializados como orgânicos“, explicou.
A Adeap informou ainda que está em andamento o projeto para realização semanal da Feira Orgânica do Vale. “A certificação é uma oportunidade de legalizar, valorizar e ampliar o setor orgânico da nossa região”, explicou a secretária Maraiza Carvalho. Para a realização do cadastro, os produtores deverão estar munidos dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e cópia do cadastramento da terra.