O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vem registrando, desde o início de 2009, uma queda na procura pelo serviço para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o Detran, no mês de janeiro e fevereiro foram realizados, respectivamente, 1.778 e 914 atendimentos para tirar a 1ª habilitação em Salvador.
O número de atendimentos realizados no mês de março ainda não foi contabilizado, segundo o órgão, porém, pela movimentação percebida, o esperado é que as estatísticas apontem novo declive na procura.
Marcelo Leal, diretor de habilitação interino do Detran-BA, explica que a queda da demanda deve-se às mudanças na legislação de trânsito em vigor desde o início de 2009. As novas regras, estabelecidas pela Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinam, entre outras ações, o aumento na carga horária para o curso teórico, que passa de 30 para 45 horas/aula. O curso de direção veicular também foi ampliado de 15 para 20 horas/aula. As informações são do jornal A Tarde.