Caixa inicia pagamento do Auxílio Reconstrução para desalojados ou desabrigados no RS

por Carlos Britto // 31 de maio de 2024 às 18:32

Foto: Ilustrativa

A Caixa Econômica Federal começou, nesta quinta-feira (30), o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul. Mais de 34 mil famílias gaúchas, principalmente da cidade de Canoas, receberão o benefício neste primeiro lote de pagamentos, que será feito em parcela única de R$ 5,1 mil via Pix.

O Auxílio Reconstrução é destinado a famílias desalojadas ou desabrigadas, residentes em áreas inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos, em municípios que tiveram situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal até 15 de maio. Até o momento, 369 municípios gaúchos estão contemplados no benefício.

Os dados para o benefício são informados pelas prefeituras e cruzados com outras bases do governo para validação do endereço. Caso haja alguma inconsistência, a prefeitura será informada para fazer as correções necessárias junto às famílias.

O pagamento do auxílio será feito via Pix e limitado a um membro por família. A Caixa identificará se o responsável já possui conta e realizará o crédito automaticamente. Caso o beneficiário não tenha conta, o banco abrirá uma Poupança Social Digital para receber o benefício, que poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Não é necessário prestar contas sobre o uso do recurso, e cada família decide a melhor forma de utilizá-lo. Pessoas que moram sozinhas, inquilinos, beneficiários do Programa Bolsa Família e aqueles que estão recebendo seguro-desemprego também têm direito ao auxílio, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários