Caixas d’água em escola podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, alerta comunitário

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2015 às 10:30

17c69585ba882069546a35c241bb805e

Em tempos de alerta aos possíveis focos do Aedes aegypti – que transmite dengue, chikungunya e zika vírus –, várias caixas d’água numa escola de Petrolina estão deixando a comunidade assustada. Segundo denúncias de um comunitário – que preferiu não se identificar- as caixas ficam localizadas em uma horta comunitária nas dependências da Escola Estadual Dom Antônio Campelo, no bairro Quati, na zona oeste da cidade.

O problema é que a água limpa, parada e sem tampa, é uma combinação perigosa para a proliferação do temido mosquito. De acordo com o morador, os gestores da escola precisam tomar providências sobre a situação.

Os gestores da escola não vêm dando a devida atenção à área total do estabelecimento. A escola mantém em sua área de competência administrativa, uma horta comunitária contendo diversos tanques abertos durante 24 horas sem a adoção de nenhum cuidado quanto a medidas protetivas de acesso do mosquito aos tanques, contribuindo assim com a sua proliferação”, alerta o morador.

O Blog entrou em contato com a direção da escola, que explicou que a horta não é de sua responsabilidade, e sim da própria comunidade. Ainda segundo a administração, o espaço apenas foi cedido para a comunidade, mas a escola irá tentar sensibilizar os responsáveis através de campanhas educativas para que tomem os devidos cuidados.

Caixas d’água em escola podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, alerta comunitário

  1. ESCOLA DOM ANTÔNIO CAMPELO disse:

    Após o contato do Blog com a Escola, informamos que o comunitário Sr. Tarcísio, um dos responsáveis pela horta, nos esclareceu que as caixas d’águas recebem tratamento toda semana. Os agentes comunitários de combate às endemias fiscalizam e aplicam o produto para o caso em questão. O Sr. Tarcísio nos disse também que a água é renovada diariamente, uma vez que eles chegam a encher as caixas três vezes por dia, impedindo a proliferação do mosquito.

  2. Costa disse:

    Mesmo assim teria que estar fechada, pois a água é renovada, mas não é feito a limpeza na caixa, sempre vai ter parte da água ainda na CX quando coloca-se mais e o produto que foi colocado antes, também já foi embora com a água usada no dia, sem contar que o agente não passa de 3-3 dias, pois se no muito de 8-8 dias e aí a larva já virou mosquito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários