Câmara aprova regras para travessia na faixa de pedestre

por Carlos Britto // 20 de novembro de 2009 às 07:22

gestualA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na quinta-feira (19), o Projeto de Lei  da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que obriga os pedestres a sinalizar com o braço antes de atravessar em faixas de pedestre nos locais onde não haja semáforo ou agente de trânsito.

A proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), também determina a formação de um grupo maior de pessoas para que o pedestre solicite a parada dos veículos. O objetivo é evitar engarrafamentos.

A comissão analisou o projeto apenas quanto aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa. O texto, que também havia sido aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, seguirá agora para o Senado, a menos que haja recurso para análise do Plenário.

Com a proposta, Perpétua Almeida espera disseminar pelo País a travessia, com segurança, na faixa de pedestre, medida já preconizada no Código de Trânsito. Para tanto, ela considera necessário normatizar o gesto de acenar.

Câmara aprova regras para travessia na faixa de pedestre

  1. Terra dos Impossiveis disse:

    Parabéns a deputada.

    Um ato tão simples mais que com certeza salva vidas e diminui a industia de multas.
    Pois muitas multas são dadas por guardas que esperam o pedestre botar o pe na faixa e o carro não parar pra anotar a placa. O pedestre as vezes acha que os freios dos carros são feitos de um material que proporcional a parada imediata do veiculo e se jogam na frente dos carros, as vezes provocando colisões traseiras.

    Medida simples mas bastante eficaz.

  2. Carlos Mendes disse:

    Espero que a Lei entre em vigor logo. Trafegar em Petrolina se tornou algo insuportável, principalmente na Avenida Gurarapes, pois os pedestres fazem da faixa de pedestre uma passarela, vão atravessando de um em um, obrigando o motorista esperar mais que o necessário, além de se jogarem na faixa sem nenhum tipo de cuidado. Um absurdo!

  3. Carla Menezes disse:

    Os pedestres de Petrolina estão muito mal educados. Além de não respeitarem a sinalização vertical, acham que podem atravessar a rua de quaquer modo. O pior são os guardinhas da EPTTC que ficam so olhando e aplicando multas nos motoristas e não fazem um trabalho de conscientização para que os pedestres aprendam a utilizar a faixa corretamente.

  4. cidadão pacato disse:

    Os pedestres de Petrolina terão muito o que aprender!!!!

  5. Watergate disse:

    Finalmente alguma coisa que preste.
    Da nojo esses pedestres atrevassando a faixa um por ume voce que espere o desfile!

  6. João Celso disse:

    Se o simples de fato de o pedestre ter que formar um grupo maior de pessoas for obrigatório ja vai ajudar e muitooooo. É um saco ter que parar a cada um metro para o pedestre desfilar de um em um, além de atrapalhar o trânsito. A descida da ponte em Petrolina é um exemplo disso. Já em Juazeiro os motoristas ainda estão aprendendo a parar na faixa.

  7. Fernando disse:

    Tenho certeza que essa “revolução cultural” vai pegar em Petrolina. Os petrolinenses são cumpridores dos deveres, desde que tenha fiscalização. Agora quando não tem, vira letra morta. Esqueceram de levantar outros temas como: proibir atender celular durante a travessia da faixa, e outras mais.

  8. Osvaldo disse:

    Besteira ! Proibido caregar sacos na duas mãos . Quantas pessoas sao precisas para o grupo maior? Quatro ? Dez ? E se forem nove, quem,pode reclamar ? Besteira !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários