Juazeiro (BA) passa a instituir o Dia Municipal do Samba. O projeto, de autoria do vereador Francinalvo Leopoldo, o “Nalvinho” (PTdoB), foi aprovado nesta terça-feira (16) – penúltima sessão do período legislativo. A data será lembrada sempre no dia 2 de dezembro.
O dia dedicado ao samba no município, além de consolidar a cultura carnavalesca, deve contribuir também para valorizar toda a atividade musical, folclórica e social que envolve o estilo, como ritmo e entidade, seja ela promovida em caráter profissional ou amador.
Histórico
Instituído para homenagear uma das manifestações culturais mais populares do Brasil, o Dia Nacional do Samba foi criado há 50 anos. A data foi criada em homenagem a Ary Barroso, pela composição da música “Na Baixa do Sapateiro”, e marcou a primeira visita dele a Salvador.
Os negros africanos, trazidos para o Brasil como escravos, do século 16 até 1850, contribuíram para o desenvolvimento populacional, econômico e cultural do Brasil. Uma das grandes contribuições na área da cultura foi a criação do “samba de roda”, considerada por pesquisadores e especialistas no tema, expressão musical, coreográfica e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Vale ressaltar que o samba nasceu no Recôncavo baiano, e não no Rio de Janeiro, como muita gente acha. As informações são da assessoria da CVJ.