A Câmara Municipal de Petrolina realizou ontem (21) sua última sessão plenária de 2023, encerrando o ano legislativo. Ao todo, de fevereiro a dezembro, a Casa Plínio Amorim realizou 68 sessões ordinárias, 53 sessões solenes e nove audiências públicas. De autoria do Poder Legislativo, foram aprovados 54 projetos de lei, três de resolução, 2.274 Indicações e 726 requerimentos.
De iniciativa do Poder Executivo, em 2023 foram aprovados pela Câmara 29 projetos de lei e um Projeto de Lei Complementar. Este ano, durante a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024, os vereadores apresentaram o maior número de emendas já realizadas pela Casa Plínio Amorim, com um total de 684 emendas, das quais somente 14 foram rejeitadas.
Em aspectos estruturais, em 2023, a Casa modernizou os itens de informática para gabinetes e setores administrativos, com aquisição de novos computadores, impressoras e outros equipamentos, além das obras de ampliação e modernização do prédio da Câmara – iniciadas em julho deste ano. Em relação à capacitação, este ano a Casa promoveu o aprimoramento de vereadores e de servidores com a participação em treinamentos relacionados às suas respectivas áreas de atuação.
O presidente Aero Cruz (MDB) realizou um balanço das ações e destacou uma redução nas despesas da Casa, em comparação ao ano anterior. Em 2022, as despesas totalizaram cerca de R$ 25 milhões; já este ano o valor foi reduzido para R$ 21 milhões. “Nós fizemos um planejamento, reduzimos muito em algumas ações de diárias, e no geral tivemos uma diminuição nos custos”, declarou o presidente.
Expectativa
A expectativa para o próximo ano é de retorno das atividades da Câmara para a sede própria. “Nós teremos uma Câmara de Vereadores com uma melhor estrutura para a população, para os servidores e para os vereadores. Nós estamos com essa expectativa, para que no próximo ano já tenhamos voltado para a nossa sede”, concluiu Aero.
… e é porque nem trabalharam ano passado por causa da pandemía, ou seja, gastaram mais em casa. kkkkkkkkkkkkkkkkk.